O pivô Dikembe Mutombo, do Houston Rokets, anunciou nesta quarta-feira, aos 42 anos, que sua carreira chegou ao fim. Ele sofreu uma lesão no joelho esquerdo durante a derrota por 107 a 103 para o Portland Trail Blazers, na primeira rodada dos playoffs da NBA.
"Para mim, o basquete acabou", disse Mutombo, que se machucou após uma disputa de bola com o pivô Greg Oden, do Portland, ainda no primeiro quarto do jogo. O congolês não retornou à quadra; ficou no banco de reservas durante boa parte da disputa, fazendo tratamento.
Após a partida, no vestiário, o jogador de 2,18 metros estava emocionado, e não conseguiu conter as lágrimas. "Ninguém na equipe pensava que teria de carregar o grandão aqui como um soldado ferido", disse o pivô, que passará por uma série de exames nesta quarta.
Mutombo era o jogador mais velho em atividade na NBA. Ele já foi escolhido oito vezes para o All Star Game, e ganhou o prêmio de melhor jogador defensivo em quatro temporadas. Além disso, tem o segundo melhor número de tocos da liga em todos os tempos: 3.289.
Em 18 temporadas na liga profissional norte-americana, o congolês defendeu Denver Nuggets, Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets, New York Knicks e Houston Rockets. Foram 1.196 jogos, com médias de 9,8 pontos, 10, rebotes e 2,7 tocos.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast