Após a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que confirmou o texto do artigo 9º do regulamento do Paranaense 2009, a Polícia Militar estuda uma operação especial para garantir a segurança da população e dos torcedores de Curitiba e região no próximo domingo (29). Além dos três jogos da 1ª rodada da fase decisiva do Estadual, previstos as 15h30, a capital paranaense também comemora 316 anos de fundação e terá várias atividades festivas no mesmo dia.
Na cidade acontecem os seguintes jogos: Atlético enfrenta o Malucelli, na Arena; o Coritiba joga com o Paranavaí, no Couto Pereira; e o Paraná recebe Cianorte, na Vila Capanema. (confira a tabela completa)
Do aniversário de Curitiba, a festa que promete concentrar o maior número de pessoas acontece no Parque Barigui. De acordo com aprogramação oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba, durante o dia, shows de bandas locais e grupos folclóricos estão programados para o parque. Além da inauguração do Paço Municipal, na Praça Generoso Marques, no Centro da cidade.
Apesar do acúmulo de serviço, a PM espera cumprir as obrigações sem maiores problemas. "Na prática, os três jogos no mesmo dia, no mesmo horário não poderiam acontecer. Mas há uma série de interesses que não temos como fugir. O campeonato precisa seguir, não há muito que fazer agora. O certo é de que teremos um reforço do policiamento aos arredores dos três estádios e contaremos com a colaboração da Guarda Municipal nos terminais de ônibus", afirma o comandante do policiamento da Capital, coronel Jorge Costa Filho, por telefone, à Gazeta do Povo.
"Não vejo tanto problema, pois ainda estamos na primeira rodada da segunda fase. Os registros de incidentes são maiores quando estamos em rodadas decisivas", afirma Costa Filho, lembrando de que não haverá uma operação especial e horários pré-determinados de entrada e saída de torcedores nos três estádios.
Ele vai se reunir com o Comando do Policiamento da Capital na tarde desta sexta-feira (26) para definir estratégias da operação especial do próximo domingo. "Ainda não sabemos quantas pessoas estarão envolvidas na operação. Mas peço à população que entre em contato com o serviço do 190, caso presencie algum tumulto, briga ou depredação do patrimônio público. A conscientização das pessoas é muito importante para que tudo corra bem", afirma.
O último episódio marcante de briga entre torcidas foi no dia clássico Atletiba, em jogo válido pela primeira fase do Estadual, em fevereiro. A confusão aconteceu longe do Couto Pereira, local do jogo. No tumulto no terminal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, 25 torcedores foram detidos, parte deles está proibido de entrar nos estádios até final do Paranaense 2009. A decisão do Juizado Criminal de Pinhais foi inédita no Paraná.
Deixe sua opinião