Antônio Jorge Neto, Hoover Orsi e Luciano Burti. Em 10 minutos, a pole position para a segunda etapa da Stock Car V8 passou por seis mãos, mas acabou ficando com o piloto da equipe curitibana Action Power/ Petrobrás. Em uma miniprova de cerca de cinco voltas, Burti conseguiu o tempo de 1min20s868 e vai largar na frente hoje, às 13 horas, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais.
A marca é menor da obtida no segundo treino classificatório (1min20s549), mas já era esperada. A pole foi uma surpresa.
No novo sistema de classificação da Stock ocorrem dois treinos oficiais. Os dez melhores entre os 43 pilotos ao fim das duas sessões disputam a pole. Para isso, voltam à pista juntos e marcam seus tempos por mais dez minutos.
Como cada um tem apenas dois jogos de pneus, o normal nas equipes de ponta é que um desses jogos seja guardados para a disputa decisiva. Contudo, Burti usou os dois jogos antes e acabou entrando na Superpole com pneus usados.
"Tivemos alguns problemas e acabei usando os dois jogos. Por isso a pole foi mesmo uma surpresa", contou o piloto, logo após sair do seu Volkswagen Bora. "Para mim, a sexta colocação seria uma boa posição, pois dos dez carros, cinco estavam com pneus novos. Mas quando me falaram pelo rádio que eu estava em primeiro não entendi mais o que estava acontecendo."
Burti começou a Superpole em uma posição intermediária, mas na metade final pulou da 6.ª para a 1.ª colocação e seu tempo não foi mais batido. O desempenho foi semelhante ao de Rodrigo Sperafico, o único paranaense que lutou pela pole. O cascavelense saiu dos boxes na metade da superclassificação, mas em duas voltas obteve a 4.º e depois 3.º colocação ele estava de pneus novos.
A posição estava na estratégia do piloto. Com o conhecimento da pista que marcou grande parte de sua carreira, na sexta-feira Sperafico afirmava que a única chance que teria de ganhar seria largar entre os primeiros.
"Conseguimos classificar bem e agora vamos ver se quebramos esse tabu", afirmou o piloto da Neosoro JF Racing, lembrando da marca negativa: há 15 anos um paranaense não vence em Curitiba o último foi Angelo Giombelli, em 91, quando corria em parceria com Ingo Hoffmann.
Hoje, a responsabilidade de quebrar o tabu será praticamente dele. No grid, depois de Rodrigo, o mais próximo representante do estado é Alceu Feldmann, que largará na 18.ª colocação. David Muffatto vem logo atrás. Na classificação, o contraponto foi Thiago Marques. Enquanto seu companheiro obteve a pole, Marques vai largar na 30.ª colocação.
Programação: a largada da Stock Júnior será às 10h25; a largada da Light será às 11h30; e da V8 às 13 horas, com transmissão do Sportv.
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