Casagrande também disputa o Brasileiro de Turismo| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A etapa de Cascavel da Stock Car – hoje, às 11 h – terá um caçula paranaense no grid. Com 18 anos, Gabriel Casagrande estreia na categoria como o segundo piloto mais jovem da história – só perde para Thiago Camilo, que começou a correr em 2003, quando também tinha 18 anos, mas era nove dias mais jovem do que o atleta de Francisco Beltrão.

CARREGANDO :)

Ele larga em 17º, com o veterano Rubens Barrichello na pole-position pela primeira vez na categoria.

Debutar em casa é um capítulo decisivo na trajetória do piloto, que começou como a de tantos outros, mas seguiu um rumo inverso este ano.

Publicidade

Apaixonado pela velocidade desde muito pequeno, começou a correr em kartódromos aos 5 anos e demorou para amenizar a relutância do pai aos riscos recorrentes nas pistas. Aos 13 ganhou o seu primeiro kart, conquistou bons resultados e decidiu seguir para a Europa, meca do automobilismo mundial, especialmente nos carros de fórmula.

Ano passado, na primeira temporada, terminou como o oitavo melhor estreante entre 50 pilotos na Fórmula Renault. Mas o bom desempenho não foi suficiente para aliviar as saudades da família e do Brasil.

"Fui bem. Compramos um carro, contratamos uma equipe e o investimento continuaria sendo muito grande. O mais importante foi perceber que seria mais feliz em casa", admitiu, contrariando o caminho tão almejado pelos jovens pilotos, que veem nos torneios europeus o grande passaporte para a cobiçada Fórmula 1.

De volta, conseguiu um contrato para disputar três etapas da principal categoria do automobilismo nacional pela equipe Bassani Racing. "Eu prefiro os carros de turismo e fiquei muito feliz com a oportunidade. Ainda mais por poder estrear no meu estado", comemorou o piloto, que irá elevar para oito o número de paranaenses do grid. "O Paraná tem uma tradição nas pistas, oferece estrutura com autódromos importantes e o público tem uma paixão muito grande. Diferentemente, por exemplo, de Santa Catarina, que tem kart e força nas pistas de terra", comparou.

Além de comandar um Stock Car pela primeira vez – só testou o carro neste fim de semana –, Gabriel Casagrande terá mais um compromisso: a disputa o Brasileiro de Turismo, onde é o vice-líder do campeonato. "Vai ser descer de um carro e entrar no outro, mas estou muito feliz com a oportunidade. A ansiedade se mistura com a vontade de acelerar e buscar experiência andando num grid de estrelas", revelou.

Publicidade

Ao vivo

Stock Car, em Cascavel, às 11 h, no SporTV.