Matt Wilkinson eliminou Adriano de Souza, o Mineirinho, e Filipe Toledo, antes de vencer a final em Gold Coast.| Foto: Kirstin Scholtz/WSL

Os brasileiros ficaram pelo caminho na primeira etapa do ano do Circuito Mundial de Surfe e viram a vitória do australiano Matt Wilkinson, que na final superou o norte-americano Kolohe Andino por 14,20 a 13,66. Dos atletas nacionais, quem chegou mais longe foi Filipe Toledo, o Filipinho, que se machucou durante a semifinal, deixando apreensiva a torcida para a próxima etapa, que começa no dia 24 de março, em Bells Beach. Ele acabou derrotado justamente pelo australiano que se sagraria campeão.

CARREGANDO :)

“O Filipe foi atendido pelos médicos, está com muita dor, e esperamos que não seja nada grave”, explicou Kieren Perrow, comissário da Liga Mundial de Surfe (WSL, da sigla em inglês). O surfista saiu com dificuldades do mar após perder sua bateria e não conseguia caminhar sem apoio.

Filipinho sai do mar apoiado e mancando na Austrália. 
Publicidade

“A contusão aconteceu quando eu estava voltando do aéreo, a virilha foi para o lado. Não estou morrendo, só estou com um pouco de dor, podem ficar tranquilos. Agora estou indo para o hospital para fazer um exame para avaliar a extensão dessa lesão para iniciarmos o trabalho de recuperação para a próxima etapa”, afirmou Filipinho ao site da WSL, logo depois de deixar a competição.

Os outros brasileiros também ficaram pelo caminha na etapa australiana de Gold Coast. Adriano de Souza, o Mineirinho, atual campeão mundial, caiu nas quartas de final, também para Matt Wilkinson. “Estava com a bateria na mão, mas acabei levando a virada.Tenho de levantar a cabeça, isso faz parte. Estou me sentindo bem, vou continuar treinando bastante e nos vemos no próximo evento”, disse. A virada no placar ocorreu na última onda surfada pelo australiano.

Antes, Gabriel Medina, Caio Ibelli, Italo Ferreira, Jadson André, Wiggolly Dantas, Miguel Pupo e Alex Ribeiro já haviam caído. Outras zebras foram as eliminações precoces de Mick Fanning, Kelly Slater e Julian Wilson. Já no feminino, a campeã foi a australiana Tyler Wright.