Considerada uma das principais forças do ciclismo em todo o Brasil, a equipe DataRo parece adquirir musculatura como "representante paranaense na modalidade".
São 14 atletas de oito localidades diferentes dos estado Curitiba, Quarto Centenário, Paranavaí, Maringá, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e, a maioria, de Cascavel. Há ainda dois representantes de São Paulo e um de Goiás.
Uma seleção de corredores empenhada em manter o ciclismo forte na terra natal.
"É o que eu sempre busquei. Ter atletas e fomentar o esporte no estado. Tentar ao máximo ser bairrista", afirma Rogério Fagundes, nascido em Maringá, ex-atleta e fundador da DataRo, hoje gerente da equipe criada em 2000.
O time já passou por Curitiba, Ponta Grossa, Blumenau-SC, Cordeirópolis-SP, Medianeira, Campo Mourão, entre outras cidades. Mais recentemente, sofreu forte assédio para defender a bandeira de outro estado, mas insistiu em permanecer no Paraná.
"Conseguimos um bom apoio da prefeitura de Cascavel e do governo do estado. Mas ainda precisamos correr atrás de muitas coisas", diz Fagundes, que é diretor da Fagundez, empresa de tecnologia que é a principal patrocinadora do conjunto paranaense.
No pacote de suporte público está a construção de um alojamento em Cascavel. Local que servirá de base para os treinamentos, pronto para reunir os atletas espalhados pelo Paraná.
"O ciclismo é diferente do futebol, não é preciso estar junto para se treinar. Mas é algo que vai nos ajudar muito para apurarmos a estratégia da equipe, concentrar e buscar cada vez mais uma evolução técnica e tática", diz Hernandes Quadri, ex-ciclista de Santo Antônio da Platina, técnico da DataRo.
Com o cenário promissor, a equipe paranaense quer aumentar o número de conquistas para 2013. Já fazem parte do cartel os troféus das principais provas disputadas em território brasileiro, como o Tour Brasil, a 9 de Julho, as Voltas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro etc.
Em 2011, o time alcançou o status de equipe Continental, o que permite a participação em disputas por toda a América Latina. O desejo agora é alçar a DataRo ao posto de Pro Tour, nível das melhores equipes do esporte no mundo e de provas como o Tour de France.
"Creio que possamos conseguir essa façanha neste ano. Disposição não vai faltar", diz o cascavelense Alcides Vieira, atleta da equipe.