A alemã Mona Barthel surpreendeu o favoritismo da italiana Sara Errani e conquistou neste domingo o título do Torneio de Paris. Atual 45.ª colocada do ranking mundial, a tenista da Alemanha superou a sétima jogadora do mundo da WTA por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/6 (7/4), e faturou o seu segundo troféu de simples no circuito profissional.
Cabeça de chave número 1 da competição francesa, Errani buscava a sua sétima taça na WTA, mas teve pela frente uma rival muito consistente, que no primeiro set aproveitou as duas chances de quebra de saque proporcionadas pela italiana para fazer 7/5. Já a sua adversária converteu apenas um de sete break points nesta parcial inicial.
O segundo set foi ainda mais equilibrado que o primeiro e viu Barthel vacilar em alguns momentos decisivos que teve para fechar o jogo. Errani salvou dois match points quando sacava em desvantagem de 5/6 e conseguiu levar a disputa ao tie-break, no qual a alemã acabou triunfando. Antes disso, cada tenista obteve duas quebras de saque e Barthel chegou a estar vencendo por 5/3, mas viu a sua rival vender caro a derrota na capital francesa.
Barthel já havia surpreendido anteriormente ao eliminar a francesa Marion Bartoli, terceira cabeça de chave, nas quartas de final em Paris. E desta vez ela precisou de uma hora e 56 minutos para desbancar o favoritismo de Errani, vice-campeã de Roland Garros no ano passado. O único título obtido pela alemã até a final deste domingo havia sido o do Torneio de Hobart, na Austrália, conquistado em 2012.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias