Thomaz Bellucci deu um pouco de trabalho a Novak Djokovic, mas mais uma vez não teve como resistir ao consistente jogo do líder do ranking mundial, nesta terça-feira, no Canadá, pela segunda rodada do Masters 1.000 de Montreal. O tenista sérvio venceu o brasileiro por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7/4), e assim garantiu vaga nas oitavas de final da competição que serve de preparação para o US Open, Grand Slam marcado para começar no próximo dia 31.
Essa foi a quarta vitória de Djokovic em quatro jogos com Bellucci, que na última segunda-feira já havia sofrido bastante para passar pelo uruguaio Pablo Cuevas em sua estreia. Curiosamente, todos os duelos contra o poderoso rival aconteceram em eventos da série Masters 1.000. O primeiro deles foi em Roma, em 2010, o segundo ocorreu em Madri, em 2011, e o penúltimo novamente na capital italiana, neste ano.
Com o novo triunfo sobre o brasileiro, Djokovic se credenciou para enfrentar na próxima fase o vencedor da partida entre o búlgaro Grigor Dimitrov, 14º cabeça de chave, e o norte-americano Jack Sock, que venceram em suas estreias nesta terça. O primeiro deles bateu o ucraniano Alexandr Dolgopolov com 6/4 e 7/5, enquanto o tenista dos EUA eliminou o francês Adrian Mannarino por 2 sets a 1, com 6/2, 2/6 e 7/6 (7/5).
Nesta sua estreia já pela segunda rodada em Montreal, Djokovic confirmou todos os seus saques no primeiro set e, ao confirmar um de quatro break points, abriu vantagem para depois fechar a parcial em 6/3. O brasileiro, por sinal, teve três chances de quebrar o serviço do sérvio no primeiro set, mas não conseguiu aproveitar nenhum.
Já no segundo set, Bellucci teve outras duas chances de quebra, assim como salvou três break points e teve bons momentos contra o número 1 do mundo. Porém, sucumbiu no tie-break, depois de salvar dois match points e cair por 7/4, após uma hora e 49 minutos de jogo.
Rodada
Outros jogos já foram encerrados nesta terça-feira em Montreal, e em quase a sua totalidade os cabeças de chave confirmaram favoritismo. O único a decepcionar já na estreia foi o sul-africano Kevin Anderson, 12º pré-classificado, que caiu diante do checo Lukas Rosol por 7/6 (7/2) e 7/6 (7/4).
Já o francês Jo-Wilfried Tsonga fez valer a condição de 10º favorito na estreia ao passar pelo croata Borna Coric por duplo 6/4. Assim, ele foi à segunda rodada e terá como próximo rival o espanhol Roberto Bautista, que eliminou o sérvio Janko Tipsarevic por 6/3 e 6/4.
O belga David Goffin e o norte-americano John Isner também confirmaram as respectivas condições de 13º e 16º cabeças de chave. O primeiro deles arrasou o norte-americano Steve Johnson por duplo 6/2, enquanto o segundo passou pelo alemão Benjamin Becker por 2 sets a 1, com 6/4, 6/7 (6/8) e 6/3.
O australiano Nick Kyrgios, por sua vez, estreou derrotando o espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 1, com 6/3, 4/6 e 6/4, e se credenciou como primeiro adversário do suíço Stan Wawrinka, terceiro cabeça de chave, que abre campanha direto na segunda rodada.
Já o primeiro adversário do japonês Kei Nishikori, quarto pré-classificado, será o espanhol Pablo Andujar, que na estreia eliminou o canadense Frank Dancevic por 6/2 e 6/4.
O francês Jeremy Chardy, o russo Mikhail Youzhny e o canadense Vasek Pospisil também estrearam com vitória na competição nesta terça.