O tcheco Tomas Berdych conseguiu uma expressiva vitória para se garantir na decisão do Torneio de Dubai. Nesta sexta-feira (1°/3), o número 6 do mundo avançou no ATP 500 realizado nos Emirados Árabes Unidos ao derrotar o suíço Roger Federer, segundo colocado no ranking, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 (10/8) e 6/4, em 2 horas e 19 minutos.
Berdych está em desvantagem de 11 a 6 no confronto direto com Federer, mas repetiu nesta sexta o resultado do encontro anterior. No ano passado, nas quartas de final do US Open, o tcheco eliminou o suíço ao vencê-lo em quatro sets. Na decisão, vai enfrentar o sérvio Novak Djokovic, que eliminou o argentino Juan Martín del Potro na outra semifinal.
Federer começou a partida melhor, conseguiu uma quebra de serviço no oitavo game e em seguida confirmou o saque para vencer o primeiro set por 6/3. Na segunda parcial, Berdych se recuperou. Ele converteu um break point no sexto game e chegou a abrir 5/3. No nono game, quando sacava para fechar a parcial, perdeu o seu serviço. Assim, a disputa acabou indo para o tie-break. Federer chegou a abrir 6/4, teve três match points, mas permitiu a reação de Berdych, que venceu por 10/8 e provocou a realização do terceiro set.
Na parcial decisiva, o tcheco conseguiu uma quebra de serviço no quinto game e encaminhou a vitória ao abrir 4/2. Federer ainda salvou um match-point no seu serviço, mas não conseguiu evitar a vitória de Berdych por 6/4. Assim, segue sem conquistar títulos na temporada e não conseguiu defender a conquista de 2012 em Dubai.
Na decisão, Berdych terá o desafio de enfrentar Djokovic, que foi campeão em Dubai entre 2009 e 2011. O sérvio está em vantagem de 12 a 1 no confronto direto com o tcheco.
Deixe sua opinião