O astro Usain Bolt se classificou para a disputa dos 100 metros no Mundial de Atletismo, que será realizado neste ano em Moscou, ao vencer a prova no Campeonato Jamaicano, que serve como seletiva nacional. Na noite de sexta-feira (21), o recordista mundial da prova marcou o tempo de 9s94 em Kingston.
Bolt abriu vantagem para o restante dos competidores após a disputa de 60 metros para vencer, seguido por Kemar Bailey-Cole (9s98) e Nickel Ashmeade (9s99), que também se classificaram para disputar a prova no Mundial de Atletismo. Asafa Powell, ex-recordista mundial, ficou apenas na sétima colocação, com 10s22, e está fora do Mundial de Moscou.
Já Yohan Blake, que desistiu de participar da seletiva jamaicana por estar lesionado, está classificado para a disputa dos 100 metros em Moscou por ser o atual campeão da prova. O velocista, porém, não poderá competir nos 200 metros.
"Eu tenho muito mais trabalho a fazer", disse Bolt, após a prova dos 100 metros. "Enquanto o treinador não estiver preocupado, eu não estarei preocupado", completou o jamaicano, que neste ano foi superado pelo norte-americano Justin Gatlin na etapa de Roma da Diamond League.
Dessa vez, aliás, foi outro atleta dos Estados Unidos que ofuscou Bolt. Também na noite de sexta, na seletiva norte-americana para o Mundial de Atletismo, Tyson Gay registrou o melhor tempo da temporada nos 100 metros ao vencer a disputa em 9s75, em Des Moines, Iowa.
A melhor marca do ano já era de Gay, com 9s86, estabelecida no dia 4 de maio, em Kingston. Com os 9s75 de sexta, ele superou Gatlin, que terminou na segunda colocação e se classificou para o Mundial ao marcar 9s89 e Charles Simon, que ficou na terceira posição, com 9s98, e também vai competir em Moscou no Mundial, marcado para o período entre 24 de agosto e 1º de setembro.