• Carregando...
Observada por Hortência, atual diretora das seleções de basquete, a ex-jogadora Paula sorteia o Brasil no grupo da Austrália na sede do COB no Rio | AFP
Observada por Hortência, atual diretora das seleções de basquete, a ex-jogadora Paula sorteia o Brasil no grupo da Austrália na sede do COB no Rio| Foto: AFP

As seleções masculina e feminina de basquete encaram duas das equipes favoritas ao ouro na primeira fase do torneio de basquete dos Jogos Olímpicos de Londres. No sorteio na manhã desta segunda-feira (30), na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro, a equipe masculina caiu no grupo da Espanha, prata em Pequim 2008. A feminina está no grupo das australianas, fortes candidatas ao título.

O sorteio contou com a presença de estrelas do basquete nacional. Entre os homens, como Oscar, Wlamir Marques e Marcelinho Machado. Entre as mulheres, Hortência Accari, ex-jogadora e atual diretora de seleções, Paula e Janeth, ex-jogadoras, e a pivô Érika, uma das principais atletas da atual seleção.

De volta à Olimpíada depois de 16 anos, a equipe do técnico Rubén Maganano pegará, além da Espanha, a China, Grã-Bretanha, Austrália e um país ainda a ser definido pelo grupo B da primeira fase. A estreia será diante da Austrália, no dia 29 de julho.

O Brasil deu sorte e ficou fora do grupo da morte, formado por Estados Unidos, Argentina e França. Pior para a Tunísia, que caiu ao lado destes gigantes. Uma seleção a ser definida ainda integrará a chave A.

A Espanha é tida como uma das principais potências do basquete na atualidade e conta com nomes como Pau e Marc Gasol, e Serge Ibaka, todos estrelas da NBA. No entanto, os espanhóis não terão Ricky Rubio, lesionado. Já os britânicos contam com o apoio da torcida e terão jogadores como Luol Deng, Byron Mullins e Ben Gordon, que também atuam na liga norte-americana.

Outras 12 seleções ainda brigarão por três vagas no Pré-Olímpico Mundial. São elas: Rússia, Macedônia, Lituânia, Grécia, Porto Rico, Venezuela, República Dominicana, Jordânia, Coreia, Angola, Nigéria e Nova Zelândia. As principais favoritas do torneio são as equipes europeias.

FemininoO sorteio dos grupos femininos, a seleção brasileira feminina caiu no mesmo grupo da Austrália, uma das favoritas à briga por medalha. Ambas as equipes estarão na chave B da competição, ao lado de Rússia, Grã-Bretanha e outros dois adversários ainda a serem definidos. A estreia do Brasil será diante do quinto classificado vindo do Pré-Olímpico Mundial.

No outro grupo estão as principais favoritas do torneio, as norte-americanas, que terão como adversárias China e Angola. Outras três seleções, que serão definidas no Pré-Olímpico, ainda integrarão a chave.

Com cinco vagas ainda em aberto, 12 equipes brigarão no Pré-Olímpico pelo direito de estar na Olimpíada. São elas: Croácia, Rep. Tcheca, França, Turquia, Argentina, Canadá, Porto Rico, Japão, Coreia do Sul, Mali, Moçambique e Nova Zelândia. As seleções europeias, mais a Coreia, aparecem como as principais favoritas.

Para fugir de um confronto diante dos Estados Unidos já nas quartas de final, o Brasil precisa de uma boa campanha na primeira fase, já que o primeiro colocado de um grupo pegará o quarto de outro, enquanto o segundo enfrentará o terceiro. A seleção tenta voltar a ser uma das potências do esporte e repetir os resultados de Atlanta, em 1996, e Sydney, quatro anos mais tarde, quando conquistou as medalhas de prata e bronze, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]