As seleções masculina e feminina de basquete encaram duas das equipes favoritas ao ouro na primeira fase do torneio de basquete dos Jogos Olímpicos de Londres. No sorteio na manhã desta segunda-feira (30), na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro, a equipe masculina caiu no grupo da Espanha, prata em Pequim 2008. A feminina está no grupo das australianas, fortes candidatas ao título.
O sorteio contou com a presença de estrelas do basquete nacional. Entre os homens, como Oscar, Wlamir Marques e Marcelinho Machado. Entre as mulheres, Hortência Accari, ex-jogadora e atual diretora de seleções, Paula e Janeth, ex-jogadoras, e a pivô Érika, uma das principais atletas da atual seleção.
De volta à Olimpíada depois de 16 anos, a equipe do técnico Rubén Maganano pegará, além da Espanha, a China, Grã-Bretanha, Austrália e um país ainda a ser definido pelo grupo B da primeira fase. A estreia será diante da Austrália, no dia 29 de julho.
O Brasil deu sorte e ficou fora do grupo da morte, formado por Estados Unidos, Argentina e França. Pior para a Tunísia, que caiu ao lado destes gigantes. Uma seleção a ser definida ainda integrará a chave A.
A Espanha é tida como uma das principais potências do basquete na atualidade e conta com nomes como Pau e Marc Gasol, e Serge Ibaka, todos estrelas da NBA. No entanto, os espanhóis não terão Ricky Rubio, lesionado. Já os britânicos contam com o apoio da torcida e terão jogadores como Luol Deng, Byron Mullins e Ben Gordon, que também atuam na liga norte-americana.
Outras 12 seleções ainda brigarão por três vagas no Pré-Olímpico Mundial. São elas: Rússia, Macedônia, Lituânia, Grécia, Porto Rico, Venezuela, República Dominicana, Jordânia, Coreia, Angola, Nigéria e Nova Zelândia. As principais favoritas do torneio são as equipes europeias.
FemininoO sorteio dos grupos femininos, a seleção brasileira feminina caiu no mesmo grupo da Austrália, uma das favoritas à briga por medalha. Ambas as equipes estarão na chave B da competição, ao lado de Rússia, Grã-Bretanha e outros dois adversários ainda a serem definidos. A estreia do Brasil será diante do quinto classificado vindo do Pré-Olímpico Mundial.
No outro grupo estão as principais favoritas do torneio, as norte-americanas, que terão como adversárias China e Angola. Outras três seleções, que serão definidas no Pré-Olímpico, ainda integrarão a chave.
Com cinco vagas ainda em aberto, 12 equipes brigarão no Pré-Olímpico pelo direito de estar na Olimpíada. São elas: Croácia, Rep. Tcheca, França, Turquia, Argentina, Canadá, Porto Rico, Japão, Coreia do Sul, Mali, Moçambique e Nova Zelândia. As seleções europeias, mais a Coreia, aparecem como as principais favoritas.
Para fugir de um confronto diante dos Estados Unidos já nas quartas de final, o Brasil precisa de uma boa campanha na primeira fase, já que o primeiro colocado de um grupo pegará o quarto de outro, enquanto o segundo enfrentará o terceiro. A seleção tenta voltar a ser uma das potências do esporte e repetir os resultados de Atlanta, em 1996, e Sydney, quatro anos mais tarde, quando conquistou as medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião