O judô brasileiro conquistou três medalhas neste sábado (16), em duas competições diferentes que acontecem na Europa. Na cidade de Obewart, na Áustria, a disputa foi restrita para as mulheres e deu para o Brasil uma prata com Eleudis Valemtim (até 52kg) e um bronze com Ketleyn Quadros (até 57kg). E no masculino, veio um bronze com Bruno Mendonça (até 73kg) em Budapeste, na Hungria.
No Torneio Open de Obewart, Eleudis Valemtim precisou de quatro lutas para chegar ao pódio neste sábado. Ela somou vitórias sobre Patricia Toth (Hungria), Gulbadam Babamuratova (Turcomenistão) e Baterdene Baljinnyam (Mongólia), mas acabou perdendo a final da categoria até 52kg para outra judoca da Mongólia, Urantsetseg Munkhbat, e ficou com a medalha de prata.
Ketleyn Quadros, por sua vez, começou a competição austríaca com vitórias sobre Jennet Geldibayeva (Turcomenistão) e Ju Min Kim (Coreia do Sul). Mas perdeu para a austríaca Sabrina Filzmoser, caindo na repescagem, quando derrotou a britânica Nekoda Davis. Aí, já na disputa da medalha de bronze, a brasileira ganhou da canadense Joliane Melancon e chegou ao pódio.
Já no Torneio Open de Budapeste, Bruno Mendonça conseguiu vencer o português André Alves e o sérvio Nemanja Petrovic, mas perdeu para o sul-coreano Man-Gui Bang. Já na repescagem, o judoca brasileiro derrotou o norte-americano Nicholas Delpopolo, avançando para a luta pela medalha de bronze, quando superou o mongol Odbayar Ganbaatar e pôde subir ao pódio.
Os primos Charles e Gabriela Chibana também competiram pelo Brasil neste sábado, mas não conseguiram chegar à disputa por medalhas nas duas competições na Europa. Neste domingo, os judocas brasileiros estarão novamente em ação em Obewart e Budapeste, com Claudirene Cezar (acima de 78kg), Nacif Elias (até 90kg) e Renan Nunes (acima de 100kg).