• Carregando...

O sorteio dos confrontos da repescagem da Copa Davis foi realizado nesta quarta-feira (10), em Londres, e definiu que o Brasil enfrentará a Alemanha, fora de casa, para tentar continuar na elite da competição.

A equipe nacional, comandada pelo capitão João Zwetsch, escapou de temidos duelos com Espanha e Suíça, mas não terá a vantagem de atuar em seus domínios e de escolher o piso - o embate com os alemães deve ser em superfície rápida.

Possíveis confrontos com espanhóis, austríacos, croatas, suíços ou belgas ocorreriam no Brasil. Em sua volta à elite da competição, o time brasileiro perdeu por 3 jogos a 2 dos Estados Unidos, no início de fevereiro, fora de casa, e por isso terá de jogar a repescagem.

Por ter caído da 15.ª para a 17.ª posição do ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês), o Brasil não entrou como cabeça de chave no sorteio desta quarta. Mas apenas contra Alemanha e Austrália teria de atuar fora de casa. Se o adversário fosse o Japão, o local seria definido em outro sorteio, pois os dois países nunca se enfrentaram na Copa Davis - o regulamento prevê a alternância de mandos de confrontos já ocorridos anteriormente.

Este será o sexto confronto entre brasileiros e alemães na competição. Os europeus já levaram a melhor três vezes. No último encontro, porém, o Brasil bateu os germânicos por 3 a 1, em piso de saibro, no Rio de Janeiro, em 1992. Antes disso, os germânicos aplicaram 5 a 0 em 1988, em Essen (ALE); ganharam por 3 a 2 em 1981, em São Paulo; e também por 3 a 2 em 1952, em Dusseldorf. O outro triunfo brasileiro ocorreu em 1959, em Berlim, por 4 a 0.

Outros duelos

O sorteio desta quarta-feira também garantiu à Espanha a vantagem de atuar em casa, diante da Ucrânia. Os espanhóis são francos favoritos a permanecer na elite da Davis, posição que ficou ameaçada pela derrota para o Canadá, em fevereiro, em Vancouver.

Outra cabeça de chave do sorteio, a Suíça de Roger Federer também defenderá amplo favoritismo diante do Equador, em casa. Os equatorianos deram azar duas vezes. Além de pegar um adversário forte, outro sorteio - realizado porque as duas nações nunca se enfrentaram - determinou que terão de jogar na Europa.

Colômbia e Japão farão um duelo mais equilibrado. Os colombianos, porém, perderam o sorteio do mando - esse é outro duelo inédito na Davis - e terão de jogar em quadra japonesa.

Outro time que terá de jogar fora de casa na repescagem é a Grã-Bretanha, de Andy Murray, que medirá forças com a Croácia. O mesmo vale para a Austrália, que lutará na Polônia pela permanência na elite da Davis. Nos outros duelos, a Bélgica receberá Israel e a Holanda terá o mando de quadra contra a Áustria.

Os jogos que definirão quem jogará o Grupo Mundial em 2014 serão realizados entre 13 e 15 de setembro. As cidades e pisos ainda serão escolhidos pelos países mandantes.

Confira os confrontos da repescagem para o Grupo Mundial da Davis:

Espanha* x Ucrânia

Holanda x Áustria*

Croácia* x Grã-Bretanha

Suíça* x Equador

Alemanha* x Brasil

Polônia x Austrália*

Bélgica* x Israel

Japão* x Colômbia

(*) Cabeças de chave no sorteio desta quarta-feira

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]