Em uma partida muito equilibrada, em que os donos da casa se sobrepuseram apenas no final do quinto set, a seleção brasileira masculina de vôlei foi derrotada pela Polônia por 3 a 2 - parciais de 26/24, 23/25, 25/23, 23/25 e 15/10 -, neste domingo, na cidade polonesa de Katowice, pelo terceiro jogo da segunda rodada da Liga Mundial.
O resultado negativo interrompe uma série de três vitórias consecutivas da equipe comandada pelo técnico Bernardinho na competição e mantém o Brasil na segunda colocação do Grupo B, agora com 12 pontos - os poloneses lideram com 14. Em seis jogos a seleção ganhou três jogos e perdeu outros três, sendo duas vezes para a Polônia.
A terceira rodada da Liga Mundial será disputada já no próximo final de semana - entre os dias 8 e 10 -, na cidade de São Bernardo do Campo (SP). A estreia brasileira será contra a Finlândia, lanterna da chave. Pela ordem, os adversários seguintes serão Canadá e Polônia.
Em quadra, brasileiros e poloneses revezavam nos momentos de superioridade. Nos primeiro e terceiro sets, os donos da casa contaram com a força do saque e do bloqueio para fecharem as apertadas parciais. O Brasil, na base da superação, conseguiu sempre igualar a partida, especialmente no quarto set, quando a Polônia abriu 20 a 18 e parecia que ganharia o duelo.
O set decisivo começou melhor para a Polônia, que fez 4 a 2. No bloqueio, Sidão deixou tudo igual em quatro pontos, mas na sequência os poloneses abriram dois pontos de vantagem (7 a 5) e Bernardinho resolveu parar o jogo. Os donos da casa mantiveram a diferença na virada de quadra e seguiram melhor para fechar a parcial por 15/10.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast