O Brasil sofreu e precisou do tie-break para vencer a Sérvia por 3 sets a 2, com parciais de 25/23, 20/25, 25/21, 22/25 e 15/13, neste domingo (14), em Belgrado, pela fase de grupos da Liga Mundial, dando o troco nos adversário, que haviam triunfado no confronto anterior, na última sexta-feira.
A vitória veio graças a um bom saque – foram 15 aces no total – e uma atuação inspirada de Lucarelli, que anotou 24 pontos, incluindo o que garantiu o triunfo.
O time de Bernardinho, que segue suspenso e acompanhou a partida das tribunas, encontrou dificuldades para conter os ataques adversários. Tanto é que anotou apenas cinco pontos de bloqueio. E errou bastante ao entregar de graça 37 pontos para os sérvios.
A Sérvia dominou o primeiro set desde o início, abriu 10/6 e parecia com a vitória encaminhada ao fazer 23/20, mas os brasileiros conseguiram a virada, anotando cinco pontos seguidos para triunfar por 25/23.
O domínio sérvio se repetiu no segundo set, tanto que a seleção da casa foi ao primeiro tempo técnico com seis pontos de vantagem. Dessa vez, não houve reação do Brasil, que foi batido por 25/20.
A recuperação, então, veio no terceiro set, em que a seleção teve atuação segura e venceu por 25/21. O Brasil, no entanto, voltou a oscilar na quarta parcial, especialmente na recepção. Os sérvios aproveitaram para abrir vantagem confortável (18/12) e venceram por 25/22, levando a definição do jogo para o tie-break. O set decisivo foi bastante equilibrado. A Sérvia chegou a abrir 11/9, mas foi o Brasil que acabou vencendo, por 15/13.
Com cinco vitórias em seis jogos, a equipe brasileira lidera o Grupo A com 14 pontos.
O Brasil já tem vaga garantida na fase final, pois será sede da competição, em julho, quando buscará o seu 10.º título e tentará encerrar um jejum, pois não vence o torneio desde 2010. Os outros dois melhores times do grupo também avançam. A equipe de Bernardinho agora fará dois jogos contra a Itália, em Roma. O primeiro duelo acontece na próxima sexta-feira e o outro no domingo.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião