A brasileira Pamella Oliveira, 27 anos, chegou a liderar parte da prova de triatlo do Pan, neste sábado (11), mas terminou a competição na 10ª colocação em duas horas de prova. A medalha de ouro ficou com Bárbara Riveros, do Chile. Quinta do ranking mundial, a chilena havia sido prata no Pan de Guadalajara-2011 e, com o resultado, já está garantida na Olimpíada do Rio. Este foi o primeiro ouro do Chile no triatlo pan-americano. A prata em Toronto ficou com a mexicana Paola Diaz e o bronze com Flora Duffy, de Bermudas.
Pamella, bronze em Guadalajara-2011, permaneceu entre as primeiras até o início da corrida. A capixaba terminou os 1,5 km de natação em terceiro mas logo assumiu a liderança na transição para os 40 km de ciclismo. Após uma hora de prova ela foi alcançada pelo segundo pelotão, com 16 triatletas. Terminou o ciclismo em sexto, mas logo no principio dos 10 km de corrida se afastou das líderes.
Atual 27ª colocada do ranking mundial, Pamella deve ser a única representante brasileira na Rio-2016. O país já tem uma vaga garantida. Outras duas brasileiras competiram no triatlo pan-americano. Bia Neres, 29, foi a 20a colocada e Luisa Duarte, 21, a 21ª na prova.
Deixe sua opinião