A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) divulgou nesta quarta-feira (2) o calendário provisório da temporada 2014 da MotoGP, com a inclusão de uma prova no Brasil, em Brasília, como havia sido anunciado em agosto. De acordo com a programação, serão disputadas 19 etapas, uma a mais do que o campeonato de 2013. É o recorde na categoria.
A corrida brasileira está marcada para o dia 28 de setembro, no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. A FIM esclareceu, porém, que o circuito precisa ser homologado e, para isso, deve passar por reformas. Recentemente o traçado revelou problemas em uma etapa da Stock Car. Em junho, zebras e canaletas se soltaram e causaram riscos aos pilotos durante treino.
O Brasil não recebe uma corrida da MotoGP desde 2004. Na ocasião, o piloto japonês Makoto Tamada venceu a prova disputada no Rio. Além de Brasília, outra novidade no calendário da MotoGP é mais uma prova na América do Sul. A temporada 2014 também passará pela Argentina, no dia 27 de abril, no Autódromo Termas de Rio Hondo.
Exceto pela etapa dos Estados Unidos, no circuito de Laguna Seca, que não será disputada, o restante do calendário apresenta as mesmas provas de 2013. A FIM também explicou que a corrida em Jerez de la Frontera, na Espanha, está marcada para o dia 4 de maio, mas ainda depende da assinatura de contrato.
Como acontece desde 2008, a etapa do Catar abrirá a temporada 2014 da MotoGP, marcada para 23 de março, em Doha - a prova é noturna. O campeonato será encerrado em 9 de novembro, em Valência, na Espanha.
Confira o calendário da temporada 2014 da MotoGP:
23 de Março - Etapa do Catar, Doha (Corrida noturna)
13 de Abril - Etapa das Américas, Austin
27 de Abril - Etapa da Argentina, Termas de Rio Hondo
4 de Maio - Etapa da Espanha, Jerez (Sujeito a contrato)
18 de Maio - Etapa da França, Le Mans
1º de Junho - Etapa da Itália, Mugello
15 de Junho - Etapa da Catalunha, Montmeló
28 de Junho - Etapa da Holanda, Assen (Corrida no sábado)
13 de Julho - Etapa da Alemanha, Hohenstein-Ernstthal
10 de Agosto - Etapa de Indianápolis, Indianápolis
17 de Agosto - Etapa da República Checa, Brno
31 de Agosto - Etapa da Grã-Bretanha, Silverstone
14 de Setembro - Etapa de San Marino, Misano Adriatico
21 de Setembro - Etapa de Aragão, Alcañiz
28 de Setembro - Etapa do Brasil, Brasília (Sujeito a homologação)
12 de Outubro - Etapa da Malásia, Kuala Lumpur
19 de Outubro - Etapa do Japão, Motegi
26 de Outubro - Etapa da Austrália, Phillip Island
9 de Novembro - Etapa de Valência, Valência