Entre os pilotos que teriam sido prejudicados estão Cacá bueno, Xandinho Negrao e Átila Abreu.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) decidiu afastar nesta segunda-feira os comissários de pista da Stock Car suspeitos de terem agido deliberadamente para prejudicar os pilotos Cacá Bueno, pentacampeão da categoria, Xandinho Negrão e Átila Abreu. A entidade explicou em nota que abriu inquérito administrativo para apurar supostas irregularidades e garantiu que esses profissionais não têm autonomia para punir ou desclassificar competidores.

CARREGANDO :)

De acordo com reportagem publicada nesta segunda pelo jornal Folha de S. Paulo, fiscais da CBA mantinham um grupo de mensagens no serviço de mensagens WhatsApp em que, em tom de ironia, afirmavam ter punido pilotos, atrapalhando o desempenho deles no campeonato. O principal alvo seria Cacá Bueno.

Publicidade

Em uma das mensagens, o comissário técnico Clóvis Matsumoto, que atua nos circuitos, afirmou que não o tinha deixado ser campeão. Outro citado, o auxiliar Ygor Dias, disse que tentaria desclassificar Bueno sem motivo aparente na próxima corrida da categoria. “Isso é repugnante”, afirmou Bueno, nesta segunda-feira, sem esconder a indignação com as denúncias.

A CBA afirmou que repassou a reportagem para a Procuradoria do Superior Tribunal da Justiça Desportiva (STJD) do automobilismo e classificou o caso como grave. Os comissários citados na reportagem estão afastados temporariamente e, segundo a entidade, eles têm como atribuições redigir relatórios técnicos sobre os carros, com base somente no regulamento, sem margem para interpretações.

Desta forma, a CBA garante que os resultados dos campeonatos não foram afetados por eventuais decisões dos comissários desportivos e comissários técnicos. “A CBA, em levantamento realizado a partir de janeiro de 2009, pode afirmar, com toda certeza, que nenhum piloto veio a ser punido pelos comissários desportivos, com base em relatório dos comissários técnicos, e, portanto, nenhum piloto deixou de ser campeão em virtude de punições dos comissários da CBA”, disse trecho da nota oficial da entidade.

A próxima temporada da Stock Car começa no dia 6 de março, em Curitiba. No último ano o campeão foi o paulista Marcos Gomes.