A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou nesta quarta-feira (8) os dois atletas que representarão o Brasil na disputa da maratona no Mundial de Atletismo de Moscou, entre os dias 10 e 18 de agosto, na Rússia. Solonei Rocha da Silva e Paulo Roberto de Almeida Paula são os convocados para a competição.
Eles foram os únicos que atingiram o índice de 2h13min44 até o prazo estipulado pela CBAt, finalizado no último domingo. Essa data, no entanto, foi apenas para a maratona e a marcha atlética de 50 km. Para as outras provas do Mundial, os atletas têm até o dia 14 de julho para conseguir a marca mínima exigida.
Medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em 2011, Solonei conseguiu o índice na Maratona de Seul (Coreia do Sul), em março, quando fez 2h12min48. Paulo Roberto, oitavo colocado na Olimpíada de Londres no ano passado, fez a marca exigida durante a Maratona de Pádova (Itália), em abril, com 2h13min00. Nenhuma mulher do país obteve classificação.
Além dos dois maratonistas, o Brasil já tem 10 atletas com índice para o Mundial de Moscou: Franciela Krasucki (100 m), Ana Cláudia Lemos (100 m), Kleberson Davide (800 m), Mahau Suguimati (400 m com barreiras), Keila Costa (salto triplo), Augusto Dutra (salto com vara), Fábio Gomes da Silva (salto com vara), Fabiana Murer (salto com vara), Ronald Julião (lançamento de disco) e Jucilene Sales Lima (lançamento de dardo).