A final da Conferência Leste da NBA está empatada em 2 a 2. Na noite de domingo (3), o Boston Celtics aproveitou a condição de mandante e conseguiu o segundo triunfo consecutivo na decisão ao derrotar o Miami Heat por 93 a 91, em partida definida apenas na prorrogação. As equipes voltam a se enfrentar nesta terça-feira, na Flórida, para o quinto jogo da série.
Rajon Rondo foi o principal responsável pelo triunfo do Celtics ao dar 15 assistências e anotar 15 pontos, incluindo os três últimos da prorrogação de uma partida que foi completamente dominada pelo Celtics no início, mas depois se transformou.
O Heat equilibrou o duelo, que teve um quarto final marcado pela tensão e excesso de faltas. O duelo, então, seguiu para a prorrogação - a segunda desta série -, que só foi definida no instante final, quando Dwyane Wade errou um arremesso de três pontos que daria a vitória ao Celtics.
A exclusão de LeBron James, na prorrogação, por atingir o limite de faltas pela primeira vez desde que chegou ao Heat também contribuiu para o triunfo do Boston. Assim, a equipe conseguiu evitar a derrota em um duelo em que chegou a ter uma vantagem de 18 pontos e agora está a duas vitórias de disputar a sua terceira final nos últimos cinco anos na NBA.
Mickael Pietrus sofreu a sexta falta de James e pegou dois rebotes ofensivos importantes para evitar que a história de 2011 quando o Celtics perdeu na prorrogação o quarto jogo da série com o Heat na segunda rodada dos playoffs da NBA. Naquela oportunidade, em caso de vitória do Boston, a série ficaria empatada em 2 a 2.
Desta vez, porém, o Celtics venceu no tempo extra, quando o Heat anotou apenas dois pontos, com Udonis Haslem. Uma bandeja de Rondo deu ao Celtics uma vantagem de 92 a 91, quando faltavam 2 minutos e 34 segundos, e nenhuma equipe marcou novamente até que ele acertou um lance livre a 21 segundos do fim. Wade, que teve dificuldade encontrar espaços livres sem Chris Bosh e James, errou o arremesso de três pontos nos estouro do cronômetro, o que definiu o triunfo do Boston.
Após terminar o primeiro quarto com uma vantagem de 11 pontos e ir ao intervalo vencendo por 61 a 47, o Celtics quase transformou o que parecia ser uma vitória tranquila em um drama ao fazer apenas 12 pontos no terceiro quarto e permitir a reação do Heat, que impôs forte marcação, iniciou o último período com uma desvantagem de apenas cinco pontos (73 a 68) e conseguiu levar o duelo para a prorrogação.
Paul Pierce anotou 23 pontos e obteve seis rebotes para o Celtics, enquanto Kevin Garnett somou 17 pontos, 14 rebotes e três assistências. Já LeBron James foi o cestinha do duelo com 29 pontos e ainda conseguiu seis rebotes e deu três assistências. Wade marcou 20 pontos, obteve sete rebotes e deu seis assistências e Haslem terminou o duelo com 17 rebotes e 12 pontos.
Os playoffs da NBA prosseguem nesta segunda-feira com a disputa da quinta partida da final da Conferência Oeste, que está empatada em 2 a 2. No Texas, o San Antonio Spurs vai receber o Oklahoma City Thunder.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião