O Boston Celtics e o Houston Rockets se mantiveram vivos nos playoffs da NBA com importantes vitórias fora de casa na noite de quarta-feira (1.º/5) sobre New York Knicks e Oklahoma City Thunder, respectivamente. Desta forma, impediram que os adversários chegassem ao quarto triunfo nas séries e garantissem a classificação às semifinais de conferência. Agora perdendo os duelos por 3 a 2, ambos terão a chance de jogar em casa as próximas partidas para tentar buscar o empate e levar a disputa à sétima partida, novamente em reduto adversário.
Na outra partida da noite, o Indiana Pacers bateu o Atlanta Hawks com autoridade, jogando em seus domínios, e fez 3 a 2. Nesta série, quem jogou em casa venceu os cinco encontros até agora.
Virada emocional
Atuando no Madison Square Garden, o Celtics surpreendeu e venceu o Knicks por 92 a 86, revertendo de vez a tendência de classificação tranquila do time de Nova York que chegou a abrir tranquilamente 3 a 0 no playoff por vaga nas semifinais da Conferência Leste.
Para suplantar o rival fora de casa, o Celtics foi empurrado por atuações regulares de suas principais peças. O principal destaque foi Kevin Garnett, que contabilizou um "double-double" de 16 pontos e 18 rebotes, sendo 16 deles defensivos. Jeff Green foi o cestinha do time, com 18 pontos, enquanto Brandon Bass e Jason Terry vieram logo atrás, com 17. Paul Pierce contabilizou 16.
Pelo Knicks, mesmo jogando muito abaixo do esperado, Carmelo Anthony figurou como cestinha do confronto, com 22 pontos, enquanto Raymond Felton marcou 21 e J.R. Smith, que havia ficado fora do último jogo, contabilizou 14. Ele havia sido desfalque por causa da exclusão de quadra após cotovelada em Jason Terry.
Castigo no ex-time
O Rockets contou com grande atuação de James Harden para se manter vivo. Ele foi o cestinha do time de Houston na vitória sobre sua ex-equipe por 107 a 100, ao marcar 31 pontos, enquanto o pivô turco Omer Asik brilhou com um "double-double" de 21 pontos e 11 rebotes.
Pelo Thunder, Kevin Durant acabou como cestinha da partida ao fazer 36 pontos, mas a sua boa atuação foi destoante em relação ao resto de quase todo o seu time, com exceção de Reggie Jackson, autor de 20 pontos, e Serge Ibaka, com 14 pontos e nove rebotes.
Apesar de o substituto Jackson não estar comprometendo, a equipe de Oklahoma está sentindo muito a falta do armador titular Russel Westbrook, que se lesionou no fim do terceiro jogo da série - no qual o Thunder abria vantagem de 3 a 0. De lá para cá são duas derrotas e a vaga nas semifinais da Conferência Oeste que parecia tranquila ficou ameaçada.
Mandantes 100%
O Pacers conseguiu ficar na frente do Hawks na série ao contar com atuação inspirada da dupla David West e Paul George e vencer por 106 a 83. Desta forma, manteve a rotina de vitórias dos times mandantes no confronto.
West foi cestinha do jogo, com 24 pontos, enquanto George fez um "double-double" de 21 pontos e dez rebotes. A equipe de Atlanta amargou atuações discretas de Josh Smith e Al Horford, autores de 14 pontos cada, sendo que o segundo esteve um pouco melhor ao também apanhar nove rebotes.
O Hawks voltará a jogar em casa na sexta-feira com a chance de empatar a série decisiva em 3 a 3. Mas a sétima partida, caso o Pacers não vença no ginásio do adversário e se classifique antecipadamente para as semifinais do Leste, será disputada em Indianápolis.
Jogos desta quinta-feira
Os playoffs da NBA seguem com duas partidas nesta quinta. O Chicago Bulls recebe o Brooklyn Nets com a chance de liquidar em 4 a 2 a série melhor de sete jogos com o rival e avançar à próxima fase da Conferência Leste. Na outra partida, o Golden State Warriors atuará na mesma situação diante do Denver Nuggets. Também em vantagem de 3 a 2, o time de Oakland atuará em casa para avançar nos playoffs do Oeste.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura