Terceiro colocado na Volta da França de 2011, o ciclista Frank Schleck foi suspenso por um ano nesta quarta-feira por doping. O atleta de Luxemburgo foi punido por ter sido flagrado em exame realizado durante a edição 2012 da tradicional competição.
Schleck testou positivo para o diurético Xipamida, substância proibida, durante a competição e precisou deixar a Volta quando faltavam apenas cinco etapas para o fim. O ciclista era um dos líderes da prova.
Em razão da punição anunciada nesta quarta, o atleta não poderá participar da Volta da França deste ano, a primeira desde a cassação dos sete títulos do norte-americano Lance Armstrong, por doping.
"A decisão de me suspender por um ano é muito severa considerando o fato de que o conselho [organização] já sabia que eu consumi um produto contaminado de forma não intencional", reclamou o ciclista, em nota oficial.
Schleck corria o risco de ser suspenso por até dois anos, mas as autoridades antidoping de Luxemburgo minimizaram o caso. "O fato de que ele nunca foi condenado e nunca havia testado positivo em inúmeros exames permite ao Conselho Disciplinar considerar que uma suspensão de 12 meses é proporcional", registrou a entidade nacional.
A equipe do ciclista, a RadioShack Nissan Trek, avisou que vai analisar o veredicto das autoridades antes de tomar qualquer decisão em relação ao futuro do ciclista. A direção do time poderia apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Frank Schleck e seu irmão Andy são dois dos principais ciclistas do mundo. Andy se sagrou campeão da Volta da França de 2010, após a suspensão imposta ao então vencedor Alberto Contador. Frank, por sua vez, acumula vitórias em diversas etapas da competição nos últimos anos.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego