Depois de 42 quilômetros e 195 metros de disputa, a Maratona de Curitiba foi decidida por apenas um segundo de diferença. O pernambucano Marcos Antônio Pereira, 38 anos, venceu o mineiro João Marcos Fonseca, o João Gari, 37, com o tempo de 2h23min52s. O que definiu o campeão foi diferença da ultrapassagem do tórax na linha de chegada.
“Eu e o João viemos correndo juntos desde o início e no quilômetro 30, desgarramos do pelotão. No sprint final, já estava esgotado, foi só na vontade”, conta Pereira. A prova que chegou à sua vigésima edição foi realizada na manhã deste domingo (20), com largada e chegada na Praça Nossa Senhora de Salete, e totalizou 5 mil inscritos.
GALERIA: veja fotos da prova disputada na capital
Com a vitória, o pernambucano torna-se tricampeão da Maratona de Curitiba (venceu também em 2011 e 2015). João Gari terminou com o tempo de 2h23min53s e repetiu o segundo lugar já ocupado em 2010 e 2014. O terceiro foi Sivaldo Santos Viana (2h26min15s).
O recordista da maratona, José Gutemberg Ferreira, chegou em 4º lugar. “Bati o recorde em 2004 [2h17min56s] e este ano me preparei muito para baixar. Mas tive um resfriado muito forte há poucos dias. Acontece”, lamentou o maratonista de 41 anos. O curitibano melhor colocado foi Matheus Trindade, o quinto colocado.
Prova feminina
Pelo décimo ano seguido, o topo do pódio na maratona feminina foi ocupado por uma africana. A queniana Tecla Chebet, 25 anos, dominou a prova, terminando em 2h49min27s. “É uma prova muito difícil, mas recompensadora”, afirmou a corredora que no ano passado ficou em 3º lugar.
Em segundo lugar, a curitibana Dione D’Agostini Chillemi, 46 anos, repetiu a colocação do ano passado, com o tempo de 2h56min47s. “É difícil concorrer com as estrangeiras. Mas fico feliz com meu resultado. É minha sexta Maratona de Curitiba e a sexta vez entre as cinco melhores. Correr em casa tem o incentivo da torcida”, destacou. Conceição de Maria Carvalho (3h01min11s) foi a terceira a completar a prova.
No revezamento da meia-maratona (21km), a dupla vencedora no masculino foi Joacir Maciel e Eloi Francisco (2h3min53s). Katiuscia Graziela e Suzana Brito (2h49min22s) foram as primeiras no feminino. Na categoria cadeirante, o campeão foi Leonardo de Melo (2h33min5s), seguido de Eduardo Aparecido de França (2h47min42s). Em terceiro lugar, Diogo Ratacheski (3h12min12s).
Além das provas de longa distância, o evento contou com corrida de percursos menores. Na corrida de 10 km, venceram Fabíola Paiva Iactchak Przybylz, no feminino, e Leandro Junior do Nascimento, no masculino. Nos 5 km, venceram Vanessa Seben Willemann (feminino) e Leonildo Alves Leal (masculino).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink