Faltam 28 centésimos para a nadadora curitibana Alessandra Marchioro antecipar sua participação em uma Olimpíada. Hoje, a atleta de 18 anos tem a última chance de compor a delegação brasileira em Londres. Ela compete os 50 metros livres na Tentativa Olímpica, no Parque Aquático Maria Lenk (RJ), evento organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para tentar levar o maior time de nadadores do país para uma edição de Jogos.
Ela precisa terminar a distância em menos de 25s20, feito conquistado até agora apenas por Graciele Hermann, 19 anos, que tem a primeira vaga olímpica na prova. O melhor tempo de Alessandra este ano foi 25s48, durante a disputa do revezamento 4x50 m livre no Troféu Maria Lenk, há duas semanas.
Os 28 centésimos que Alessandra precisa diminuir não dão tempo nem de uma pessoa dizer "oi". Mas, mesmo com tão pouco a melhorar, ela sabe que as chances do índice são baixas. "Nado com a vantagem de ir tranquila. Meu objetivo principal é estar nos Jogos do Rio [2016], mas é claro que gostaria muito de ir para Londres."
Sua principal rival é a veterana Flávia Delaroli, 28 anos, que em 2009 [quando os supermaiôs eram permitidos] estabeleceu o atual recorde nacional dos 50 m livre (24s98) e tenta sua terceira participação olímpica.
Formada pelo Clube Curitibano, Alessandra trocou de time em fevereiro deste ano. Foi para o Fluminense. Segue treinando na antiga casa, mas teve de trocar a piscina, uma das melhores do estado, pela a da PUCPR, onde treinará com outros três nadadores contratados pelo tricolor carioca. "Tivemos de pedir um bloco de largada, melhorar o tratamento de cloro, ainda temos de ajustar as raias, mas, aos poucos, estamos melhorando a estrutura", diz.
A nadadora conta que o Flu firmou uma parceria com a prefeitura de Curitiba para manter parte de seu time treinando na capital paranaense e iniciar um projeto de escolinha. "Ambos ajudam com a estrutura de treinos, bancar os técnicos, viagens para competir e treinar", revela.
Outro paranaense que tenta a classificação olímpica hoje é o londrinense Diogo Yabe, 30 anos, nos 400 metros medley. O curitibano Henrique Rodrigues, já classificado nos 200 metros medley tentará, no sábado, vaga no revezamento 4x100 m livre e nos 100 m borboleta.
No total, 52 atletas participam, desde ontem, da Tentativa Olímpica. Para cada prova, serão feitas duas tomadas de tempos (às 10 e às 17 h). Antes do evento, 16 brasileiros já estavam garantidos para disputar a natação nos Jogos de Londres. A maior equipe foi a de Atenas (2004), com 20 atletas.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião