Pela primeira vez, um piloto da casa venceu a etapa de Curitiba da Stock Car. O responsável pela quebra do tabu foi Júlio Campos. Neste domingo (31), ele subiu ao lugar mais alto do pódio na segunda bateria da prova disputada no Autódromo Internacional, em Pinhais. O triunfo ainda rendeu a liderança do campeonato para o curitibano.
“Não existe mais tabu, acabou”, celebrou Campos, comemorando muito a segunda vitória da carreira. “Foi um final de semana perfeito e eu fico feliz em sair daqui como o primeiro da temporada, que era o objetivo”, completou.
O piloto da casa largou em terceiro, fez uma ótima largada, e logo no início já pulou para a ponta, de onde não saiu até a bandeirada final. Na segunda colocação veio Rubens Barrichello, com Popó Bueno completando o pódio da etapa.
O circuito de quase 3,7 quilômetros contou com bom público para acompanhar a conquista do conterrâneo. “Você vê a torcida festejando e é muito legal saber que você está dando essa alegria para todos eles”, disse.
Com quatro provas disputadas, do total de 12 etapas, Júlio soma agora 87 pontos, um a mais do que Cacá Bueno. Atual campeão, Rubens Barrichello, é o terceiro colocado, com 76 pontos. “A gente não tem alternativa: precisa marcar pontos em todas as etapas para tentar ganhar o campeonato. Este ano vai ficar muito mais difícil. Fizemos muitos pontos em todas as etapas e estamos a um ponto só na liderança”, avaliou Campos.
Curitiba ainda vai receber mais duas etapas da Stock Car em 2015. No dia 02 de agosto, será realizado o “circuito externo”, uma prova na grande volta do Autódromo Internacional. No fim de outubro, a corrida volta a ter o mesmo desenho da prova deste final de semana.
Junto com a equipe e com a mulher de Júlio Campos, um torcedor devoto comemorava a vitória. Roberto Campos, pai do piloto curitibano, revelou detalhes da história do filho no automobilismo. “O Júlio tem uma longa carreira. Ele corre desde os oito anos de idade, hoje ele tem 33”, contou. “Por um acidente fatal com o irmão dele, o Júlio não pôde seguir na carreira para chegar à Fórmula 1, que é o que todo garoto do Kart deseja”, disse, emocionado. A Stock Car é uma realização para os dois. “A gente teve a chance de vir para a Stock e agora tem chance de ganhar o campeonato”, reforçou o pai, se colocando como parte do time.
Apesar da vitória significativa, Roberto Campos não deixou de cobrar calma do filho. “Ele está lutando muito e com certeza a expectativa deste ano é ser campeão, mas o campeonato é longo e ainda tem muita coisa pela frente”, afirmou. Como o dia é de comemoração, Roberto fez questão de falar sobre o bom desempenho de Júlio. “Não é só porque o Julinho é meu filho, mas ele é um piloto bastante promissor”, elogiou o pai, orgulhoso com a façanha do ‘garoto’. “É um dos melhores pilotos que tem na pista”, completou.
Confusão na primeira bateria
A primeira bateria da etapa de Curitiba teve uma largada complicada. Allam Khodair rodou na pista e complicou a situação de vários carros na saída. Prejudicado pela confusão, Ricardo Maurício não soube explicar o ocorrido. “Os carros estavam em zigue-zague e foi difícil entender o que aconteceu”, disse o piloto, se referindo ao grid em “efeito sanfona”, que por vezes dificulta a saída dos carros.
Daniel Serra largou em sexto, mas fez uma excelente saída e foi campeão da bateria. Apesar da segunda vitória de Serra na temporada, ele não conta vantagem. “Ainda estamos no começo, só passamos por um terço do campeonato”, disse o campeão. Marcos Gomes e Thiago Camillo completaram o pódio.
Na prova, o paranaense Ricardo Zonta protagonizou uma cena curiosa. Ao entrar nos boxes, o ex-piloto de Fórmula 1 parou na vaga errada do paddock e teve que manobrar para encontrar a equipe.
Confira a classificação da Stock Car após quatro etapas:
1.º JÚLIO CAMPOS 87 pontos
2.º CACÁ BUENO 86 pontos
3.º RUBENS BARRICHELLO 76 pontos
4.º MARCOS GOMESS 72 pontos
5.º THIAGO CAMILO 60 pontos
6.º DANIEL SERRA 60 pontos
7.º MAX WILSON 48 pontos
8.º RICARDO MAURÍCIO 44 pontos
9.º ALLAM KHODAIR 42 pontos
10.º ANTONIO PIZZONIAA 41 pontos
11.º SÉRGIO JIMENEZ 38 pontos
12.º GALID OSMAN 36 pontos
13.º DIEGO NUNES 36 pontos
14.º ÁTILA ABREU 35 pontos
15.º FELIPE FRAGA 30 pontos
16.º TUKA ROCHA 29 pontos
17.º VITOR GENZ 27 pontos
18.º VALDENO BRITO 26 pontos
19.º RAPHAEL MATOS 24 pontos
20.º LUCIANO BURTI 23 pontos
21.º GABRIEL CASAGRANDE 21 pontos
22.º POPÓ BUENO 20 pontos
23.º DENIS NAVARRO 19 pontos
24.º RAFAEL SUZUKI 18 pontos
25.º FELIPE LAPENNA 18 pontos
26.º RICARDO ZONTA 15 pontos
27.º LUCAS FOREST 12 pontos
28.º CÉSAR RAMOS 11 pontos
29.ºRAPHAEL ABBATE 10 potos
30.º BIA FIGUEIREIRO 9 pontos
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias