Stephen Curry, o principal jogador do time que bateu o recorde de vitórias na temporada regular da NBA, voltou a fazer história nesta terça-feira ao ser o primeiro atleta eleito de forma unânime o Jogador Mais Valioso (MVP, na sigla em inglês) da liga.
Curry já havia recebido a premiação na temporada passada, em que conduziu o Golden State Warriors ao título do campeonato, e, assim, se tornou o 11º jogador a conquistar o prêmio de MVP na NBA por duas temporadas consecutivas em um reconhecimento aos seus impressionantes disparos de longa distância, além da habilidade exibida com a bola nas mãos.
A NBA revelou que Curry recebeu todos 131 primeiros votos como primeiro lugar da eleição que envolve a imprensa especializada em basquete nos Estados Unidos e no Canadá, o que lhe rendeu 1.310 pontos. Quem mais se “aproximou” do astro foi Kawhi Leonard, do San Antonio Spurs, com 634 pontos.
LeBron James, do Cleveland Cavaliers, foi o terceiro colocado, com 631 pontos. E a relação dos cinco primeiros foi completada por dois jogadores do Oklahoma City Thunder, Russel Westbrook (486 pontos) e Kevin Durant (147). Draymond Green, companheiro de Curry no Warriors, ficou na sexta posição.
Curry, de 28 anos, foi decisivo para o Warriors alcançar a melhor campanha da temporada regular, com 73 vitórias e apenas nove derrotas, além dele e da equipe terem registrados vários outros recordes durante o campeonato.
O astro do Warriors terminou a temporada como seu principal anotador, com média de 30,1 pontos por jogo, além de ter quebrado o seu próprio recorde de cestas de três, com 402 - nunca ninguém havia passado das 300.
Curry também teve médias de 6,7 assistências e 5,4 rebotes por jogo. Ele também liderou a liga com 2,1 roubadas de bola por jogo e registrou aproveitamento de 50,4% dos arremessos de quadra. Além disso, acertou 45,4% dos tiros de três e 90,8% dos lances livres.
Assim, Curry liderou a histórica campanha do Warriors, iniciada com 24 triunfos seguidos e finalizada com a quebra do recorde, que era do Chicago Bulls de Michael Jordan, com 72 vitórias na temporada 1995/1996. Agora tentará conduzir o seu time a mais um título.
A premiação a Curry foi anunciada apenas um dia após ele ter mais uma impressionante atuação, em que ele exibiu o modo como assume o controle de uma partida em questão de segundos. Recuperado de uma lesão no joelho direito, ele retornou ao Warriors com 40 pontos, sendo 17 na prorrogação, na vitória por 132 a 125 sobre o Portland Trail Blazers, fora de casa, deixando o seu time em vantagem de 3 a 1 nas semifinais da Conferência Oeste da NBA.
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; assista ao Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”