Nikolay Davydenko surpreendeu nesta sexta-feira e derrubou o favorito David Ferrer na semifinal do Torneio de Doha, no Catar. O tenista russo levou a melhor sobre o atual número cinco do mundo pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3. Na decisão, ele enfrentará o francês Richard Gasquet.
Sem enfrentar maior resistência, Davydenko fez valer suas habilidades em quadra rápida, diante de um especialista em quadras lentas, e mostrou força no saque para se impor contra o espanhol, apenas 1h04min de partida.
O russo, ex-número três do mundo, vinha de 15 derrotas seguidas contra um tenista Top 10. Davydenko também voltou a chegar a uma final desde abril do ano passado. Em Doha, ele repete a decisão do ano passado, quando teve que se contentar com o vice-campeonato, e tenta buscar seu segundo título na competição - levantou o troféu em 2010.
Seu adversário na decisão será outro favorito ao título. Richard Gasquet, segundo cabeça de chave, avançou à final ao superar o alemão Daniel Brands, surpresa da competição - veio do qualificatório e eliminou o francês Gael Monfils. Gasquet confirmou o favoritismo com um duplo 7/5 no placar.
Atual número 10 do mundo, o francês vem de uma temporada irregular em 2012, com apenas um título, em Bangcoc, e dois vice-campeonatos, no Masters 1000 do Canadá e em Estoril. Ao todo, Gasquet soma 7 títulos de nível ATP na carreira.