A Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou nesta quarta-feira (25) o regulamento da temporada 2013/2014 do NBB, o campeonato brasileiro masculino de basquete. Atendendo aos interesses da Rede Globo, que detém os direitos de transmissão do torneio, foi mantida a final em jogo único, formato que causou polêmica nas duas últimas edições - antes, o campeão saía numa série de cinco partidas.
A abertura da próxima temporada do NBB será no dia 9 de novembro, com a partida entre o atual campeão Flamengo e o Brasília. E a final foi marcada para 31 de maio de 2014. Também ficou definido que o Jogo das Estrelas, evento festivo que segue os moldes da NBA, a liga profissional dos Estados Unidos, acontecerá entre 21 e 22 de fevereiro, em sede a ser definida.
Houve ainda uma alteração no sistema de rebaixamento e acesso. Ao contrário da edição anterior, o campeão e o vice da divisão de acesso estarão automaticamente classificados para a temporada 2014/2015 do NBB - e os dois rebaixados também caem automaticamente. Antes, os dois últimos colocados do NBB e os dois primeiros do torneio de acesso disputavam um playoff para definir quem ficaria na elite.
Outra mudança foi na regra de transferências. Ao contrário de temporadas anteriores, quando um jogador não podia mudar de clube após o início do torneio, os atletas agora podem jogar por outros times caso não tenham feito mais do que oito jogos pela sua equipe original, que deve apresentar ao NBB uma carta de liberação validar a transferência. O jogador não poderá mudar mais de uma vez de equipe. Após o encerramento do primeiro turno, a possibilidade de troca se encerra.
Será mantido o número de 12 classificados para o mata-mata, sendo que os quatro primeiros passam direto para as quartas de final. Diferentemente de edições anteriores, a pontuação nos jogos de playoffs não contará mais na soma para definir os mandos das séries eliminatórias antes da final. Assim, o chaveamento até as semifinais estará definido ao término da fase de classificação.
Os participantes do NBB 2013/2014 são: Flamengo (RJ), Unitri (MG), Bauru (SP), São José (SP), Brasília (DF), Franca (SP), Pinheiros (SP), Paulistano (SP), Minas Tênis (MG), Basquete Cearense (CE), Limeira (SP), Liga Sorocabana (SP), Mogi das Cruzes (SP), Vila Velha (ES), Palmeiras (SP), Macaé (RJ) e Goiânia (GO).
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião