A norte-americana Serena Williams nem precisou entrar em quadra para se garantir na decisão do Torneio de Brisbane, na Austrália. Nesta sexta-feira (4), a número 3 do mundo avançou após a bielorrussa Victoria Azarenka, líder do ranking da WTA, desistir da semifinal por causa de uma lesão no dedão do pé direito. Na final, Serena vai encarar a russa Anastasia Pavlyuchenkova.
Azarenka culpou uma pedicure ruim pela infecção e disse que não poderia se arriscar a agravar o problema antes de defender o título do Aberto da Austrália, que começará em 14 de janeiro. A bielorrussa perdeu 11 de 12 partidas contra Serena, incluindo os cinco jogos disputados em 2012.
Ela explicou que teve o problema no dedo há dez dias e que a infecção ficou tão ruim que precisou ir a um médico e ter parta da unha retirada. "Ele se infeccionou após uma experiência com uma pedicure ruim", afirmou. "Na verdade, o médico disse que isso acontece muito. Nunca aconteceu comigo [antes], por isso é algo que definitivamente vou evitar da próxima vez".
Azarenka acredita que não terá problemas para participar do primeiro Grand Slam da temporada. "Eu tentei de tudo. Nós tentamos medicação com uma fita adesiva, e joguei com a dor por um bom tempo", disse. "É apenas algo que eu tinha que fazer para ter certeza de que posso estar totalmente recuperada e pronta para o Aberto da Austrália. É esse tipo de compromisso que eu tinha de tomar. É só um momento muito infeliz, porque eu estava realmente ansiosa para jogar e animada".
Serena disse que teve um problema semelhante recentemente e tratou de apoiar Azarenka. "Eu gosto de Vika. Acho que ela é uma grande jogadora. Eu amo jogar com ela", afirmou. "Tive esse problema no dedo apenas algumas semanas atrás, e é doloroso. Não parece doloroso, mas é. Você não pode andar com isso".
Na outra semifinal do Torneio de Brisbane, Pavlyuchenkova, número 36 do mundo, derrotou, de virada, a ucraniana Lesia Tsurenko por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/1 e 6/2. Serena já enfrentou a tenista russa três vezes e venceu todas.