Novak Djokovic comemora ponto junto com a torcida sérvia em Belgrado nesta sexta-feira| Foto: Marko Djurica / Reuters

Novak Djokovic confirmou o favoritismo com relativa tranquilidade nesta sexta-feira (15), em Belgrado, e fez a Sérvia largar na frente na final da Copa Davis diante da República Tcheca. O tenista número 2 do mundo venceu Radek Stepanek por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/1 e 6/4, em 2h10min, no primeiro jogo da série melhor de cinco partidas entre os países.

CARREGANDO :)

No segundo duelo do dia, mesmo atuando fora de casa, Tomas Berdych, atual sétimo tenista do ranking mundial, defenderá amplo favoritismo diante de Dusan Lajovic, o 117.º da ATP, substituto do lesionado Janko Tipsarevic.

Campeão segunda-feira do ATP Finals, quando bateu o espanhol Rafael Nadal na decisão do torneio que reúne os melhores da temporada, Djokovic só teve maiores dificuldades para passar por Stepanek no primeiro set nesta sexta. O tcheco chegou a obter uma quebra de saque, mas o sérvio aproveitou dois de três break points para assegurar a vantagem de 7/5.

Publicidade

No segundo set, Djokovic confirmou todos os seus serviços e converteu os dois break points cedidos pelo adversário para fazer 6/1. A parcial seguinte foi bem mais equilibrada, mas, ao ser feliz em uma única chance de quebra cedida por Stepanek, o sérvio fez 5/4 e depois sacou para fechar em 6/4.

Esta foi a nona vitória de Djokovic em dez confrontos com Stepanek, que só conseguiu levar a melhor sobre o poderoso adversário em um duelo de 2006, no Torneio de Roterdã. De lá para cá, o sérvio ganhou as oito partidas entre os dois.

Depois do confronto de simples entre Berdych e Lajovic, está previsto para este sábado o jogo de duplas, para o qual foram escalados os sérvios Nenad Zimonjic e Ilija Bozoljac como adversários de Jan Hajek e Lukas Rosol. Entretanto, as duplas ainda podem ser mudadas. Como o duelo é considerado decisivo para os tchecos, Berdych e Stepanek também têm chances de atuar no sábado.