As crianças que foram ao Parque Barigui, neste feriado do dia das crianças (12), encontraram uma atração inusitada entre as diversas oficinas e locais para recreação montados no parque. Infladas próximo ao palco principal, as duas tendas do Major League Baseball Festival, ação realizada pela MLB, principal liga norte-americana de beisebol, chamaram a atenção dos curiosos e atraíram diversas pessoas para atividades relacionadas ao esporte pouco conhecido (e praticado) no Brasil.
E o responsável por dar uma amostra da modalidade é um atleta curitibano. Leonardo Reginnato, de 25 anos, começou a jogar no Paraná Clube, na década de 1990, quando o clube ainda investia no esporte das luvas e tacos. Reginatto foi recrutado por um olheiro dos Rays quando jogava no interior de São Paulo, há sete anos, foi levado para os Estados Unidos e trilha o caminho para chegar nas grandes ligas americanas desde então. Para ele, o evento deste feriado é a melhor forma de unir os brasileiros ao beisebol. “A ideia é divulgar. O beisebol vem em uma crescente muito grande no país, com gente chegando na Major League, então a intenção é mostrar para todos que o Brasil tem beisebol, divulgar na cidade e quem sabe tirar algumas crianças para jogar”, afirmou.
O jogador fez parte do elenco principal da equipe da Flórida, na pré-temporada do ano passado, e jogou todo o ano em times de divisões inferiores, algo comum entre os atletas da liga. Em sua sétima temporada no beisebol americano, Reginatto diz acreditar já ter a experiência necessária para ficar no elenco de cima de Tampa.
Ele exalta ainda suas experiências com nomes lendários do esporte americano, como Joe Maddon, treinador renomado de quem foi jogador nos Rays, e Barry Larkin, integrante do Hall da Fama do esporte e hoje à frente da seleção brasileira. “Joguei alguns jogos de pré-temporada com o time principal e sem dúvida é um grande treinador”, disse, sobre Maddon. “Acho que ter uma pessoa com essa grandeza por perto te dá muita confiança”, ressaltou, sobre Larkin.
Com a temporada da MLB chegando a suas fases decisivas, a atenção sobre o esporte vem crescendo entre os brasileiros. Segundo o diretor internacional de desenvolvimento esportivo e de marketing da MLB, Caleb Santos-Silva, o grande interesse gerado e a intensa procura dos curitibanos mostram que o evento atendeu ao seu propósito. “Nosso objetivo é aproximar as pessoas do esporte, mostrar para elas como funciona, que ele existe no Brasil e procurar caminhos para sua prática. Nem todos serão jogadores, mas buscamos criar também os apaixonados pelo baseball, e isso vem de criança”, concluiu.