O clima familiar tomou conta das arquibancadas da Arena da Baixada na tarde deste sábado (3). O estádio do Atlético recebeu 33.730 pessoas para o amistoso de vôlei entre Brasil e Portugal. Dentro de quadra, a seleção masculina medalhista de ouro na Olimpíada do Rio garantiu a festa completa com uma vitória fácil por 3 sets a 0, parciais de 25-17, 25-13 e 25-16.
A descontração predominou antes e durante a partida. Ainda no aquecimento, os atletas aproveitaram a estrutura montada no meio do gramado e fizeram uma roda de ‘bobinho’, típica dos treinos de futebol.
O curitibano Lipe foi o que mais fez questão de interagir com o público ao longo do duelo. Pedia sempre palmas antes de seus serviços e, no segundo set, ele ainda levou os fãs ao delírio ao fazer o saque ‘Jornada nas Estrelas’, imortalizado por Bernard na década de 80. Depois do jogo, os jogadores deram uma volta olímpica agradecendo o apoio sob gritos de ‘É campeão’ e tiraram selfies com os torcedores.
Entre os fãs, não faltou animação. Incentivados pelos DJs – presença típica nas partidas de vôlei – ninguém se intimidou na hora de cantar e fazer coreografias. As tradicionais ‘olas’ também fizeram parte do roteiro.
O que mais se viu foram famílias nas arquibancadas. Ninguém quis perder a chance de voltar a ver o time nacional de perto em Curitiba. A última apresentação brasileira na capital paranaenses havia sido há seis anos, em setembro de 2010, no Ginásio do Tarumã.
“Adoro vôlei. Sempre gostei desde criança. E essa seleção só nos motiva a gostar ainda mais”, disse a costureira Ilza de Souza, que garantiu ingressos para o amistoso ainda no domingo passado e assistiu à partida ao lado de oito familiares.
A partida também proporcionou a rara chance de acompanhar um jogo de vôlei em um estádio de futebol. A única experiência do tipo no país foi realizada no Maracanã em 26 de julho de 1983, quando cerca de 96 mil pessoas viram a vitória do Brasil sobre a União Soviética.
O torcedor atleticano Alexandre Mendes, de 40 anos, ainda não tinha vindo à Baixada depois da reforma realizada para a última Copa do Mundo. O amistoso da seleção representou a oportunidade perfeita. “Ficou tudo muito bom. Show de bola ver o jogo daqui”, elogiou o autônomo que veio ao estádio com a esposa e um grupo de outras dez pessoas, entre parentes e amigos.
Os torcedores em Brasília também terão esse gostinho. Neste domingo (4), às 10h, no Estádio Mané Garrincha, a seleção volta a enfrentar Portugal em mais um amistoso comemorativo pelo tricampeonato olímpico conquistado na Rio-2016.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião