A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira os três competidores finalistas do prêmio de melhor atleta do ano com as indicações do jamaicano Usain Bolt, do britânico Mo Farah e do ucraniano Bohdan Bondarenko.
A relação de três finalistas saiu de uma lista inicial de dez nomes e foi definida através da votação de membros da IAAF, diretores de competições internacionais, atletas, representantes dos competidores e jornalistas especializados. E eles optaram por três destaques da última edição do Mundial de Atletismo, realizado neste ano.
Em Moscou, Bolt repetiu o seu histórico desempenho dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ao conquistar três medalhas de ouro nas provas dos 100 e 200 metros, além do revezamento 4x100 metros. Com essa indicação, o jamaicano pode conquistar o prêmio pela quinta vez, pois já o faturou em 2008, 2009, 2011 e 2012.
Farah, por sua vez, também repetiu o seu desempenho da última Olimpíada no Mundial de Atletismo ao vencer as provas dos 5 mil e 10 mil metros. Já Bondarenko faturou a medalha de ouro na prova do salto em altura em Moscou ao atingir a marca de 2,41 metros, a melhor da prova nos últimos 19 anos.
O vencedor do prêmio masculino, assim como do feminino, será revelado na Festa de Gala do Atletismo, que será realizada no dia 16 de novembro em Montecarlo. As finalistas do prêmio de melhor atleta serão anunciadas nesta terça-feira.
Deixe sua opinião