Principal favorita ao título, a australiana Samantha Stosur decepcionou nesta segunda-feira (18) e foi eliminada logo em sua estreia na grama de Hertogenbosch, torneio holandês que serve de preparação para Wimbledon.
Stosur, atual campeã do US Open, caiu diante da belga Kirsten Flipkens por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7) e 6/3. A australiana não foi a única favorita a ser eliminada nesta segunda.
Cabeça de chave número dois e vice-campeã em Roland Garros, a italiana Sara Errani foi derrotada pela ucraniana Kateryna Bondarenko por 5/7, 6/3 e 6/4. Já a russa Maria Kirilenko, quinta cabeça de chave, foi superada pela italiana Francesca Schiavone por 6/4, 3/6 e 7/5.
As favoritas Dominika Cibulkova, da Eslováquia, e Roberta Vinci, da Itália, confirmaram a superioridade no ranking sobre a romena Alexandra Cadantu (duplo 6/2) e a grega Eleni Daniilidou (6/3 e 7/5), respectivamente. Também avançaram nesta segunda a local Arantxa Rus, a polonesa Urszula, a russa Nadia Petrova, a israelense Shahar Peer e as romenas Monica Niculescu e Irina Begu.
Na chave masculina, o austríaco Jurgen Melzer, terceiro cabeça de chave, bateu o russo Igor Kunitsyn por duplo 6/1, enquanto o local Robin Haase, quarto pré-classificado, foi eliminado pelo croata Mate Pavic por 6/4 e 7/6 (7/2).
EASTBOURNE - Preparatório para Wimbledon, o Torneio de Eastbourne contou com vitória do cipriota Marcos Baghdatis nesta segunda. Ele derrotou o espanhol Pablo Andujar por duplo 6/1, em sua estreia. Já o francês Paul-Henri Mathieu foi eliminado pelo francês Jeremy Chardy por 7/5, 6/7 (5/7) e 7/6 (7/4).
Avançaram à segunda rodada o americano Ryan Harrison, o argentino Carlos Berlocq, o britânico Jamie Baker, o italiano Fabio Fognini e o australiano Marinko Matosevic. Na chave feminina, a eslovaca Daniela Hantuchova, a Aleksandra Wozniak, a austríaca Tamira Paszek e a sul-africana Chanelle Scheepers.