As chaves principais masculina e feminina em simples de Roland Garros tiveram início neste domingo com vitórias dos favoritos e sem grandes surpresas durante as partidas, mas um deles, o suíço Roger Federer teve motivos para voltar para o vestiário irritado, já que foi perseguido por um “caçador de selfies”.
Pouco depois de vencer o colombiano Alejandro Falla, Federer deixava a quadra central quando um torcedor conseguiu passar pelos seguranças e se aproximar do ídolo para tirar uma “selfie”, situação que provocou a ira do número 2 do ranking da ATP.
O incidente não teve maiores consequências, mas a dura reação do suíço o elevou à categoria de afronta e obrigou o diretor do torneio a descer se pronunciar e pedir desculpas.
Federer derrotou Falla por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-3 e 6-4 e, na segunda rodada, vai encarar o espanhol Marcel Granollers, que eliminou o alemão Matthias Bachinger.
Outro top-5 que venceu foi o japonês Kei Nishikori, quinto colocado do ranking, que venceu o veterano francês Paul-Henri Mathieu, por 3 a 0, com 6-3, 7-5, 6-1, e agora espera o brasileiro Thomaz Bellucci ou o australiano Marinko Matosevic, que se enfrentarão nesta segunda-feira.
Outras duas estreias cercadas de expectativa que aconteceram neste domingo foram a do suíço Stan Wawrinka e a do francês Jo-Wilfried Tsonga, e ambos venceram por 3 sets a 0. O campeão do Aberto da Austrália de 2014 derrotou o turco Marsel Ilhan por 6-3, 6-2 e 6-3 e terá pela frente na segunda rodada o sérvio Dusan Lajovic, que eliminou o argentino Máximo González.
Tsonga, por sua vez, encarou o sueco Christian Lindell, filho de mãe brasileira e nascido no Rio de Janeiro, e levou a melhor com parciais de 6-1, 6-2 e 6-2. O 14º favorito jogará agora contra o israelense Dudi Sela, algoz do cazaque Mikhail Kukushkin.
Apenas dois cabeças de chave foram eliminados neste primeiro dia de competições. O croata Ivo Karlovic (25) perdeu em sets diretos para o cipriota Marcos Baghdatis, e o espanhol Guillermo García López (26), derrotado pelo americano Steve Johnson por 3 a 2.
Entre as mulheres, a romena Simona Halep, terceira do mundo, foi a tenista de melhor ranking neste domingo e bateu a russa Evgeniya Rodina por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-4. A vice-campeã do ano passado encara agora a experiente croata Mirjana Lucic-Baroni.
Mais problemas teve Ana Ivanovic, que levantou o troféu em 2008. A musa sérvia bateu a cazaque Yaroslava Shvedova de virada, com parciais de 4-6, 6-2, 6-0.