O terceiro dia do Masters 1000 de Indian Wells teve uma barbada e uma zebra entre os favoritos. Número dois do mundo, o suíço Roger Federer não teve problemas para superar o usbeque Denis Istomin em sets diretos. O espanhol David Ferrer, quarto colocado do ranking, no entanto, foi eliminado logo na estreia.
Atual campeão do torneio disputado em piso rápido, Federer venceu Istomin com facilidade. Sem ter o saque ameaçado, impôs duas quebras ao rival e faturou o primeiro set por 6/2. Na sequência, obteve nova quebra no início da segunda parcial e encaminhou o triunfo por 6/3, em apenas 58 minutos.
Federer vai enfrentar nas oitavas de final o vencedor do confronto entre o francês Julien Benneteau e o croata Ivan Dodig. O suíço já perdeu para o primeiro neste ano, no Torneio de Roterdã. Federer busca o quinto título em Indian Wells.
Ferrer protagonizou a primeira zebra do torneio ao ser superado pelo sul-africano Kevin Anderson por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3.
O espanhol vinha embalado pelo título em Buenos Aires e o vice-campeonato em Acapulco, ambos no saibro. Contudo, decepcionou no piso rápido do torneio norte-americano. Com a derrota, o número quatro do mundo já vê sua posição ameaçada pelo compatriota Rafael Nadal.
Ferrer não foi o único a decepcionar neste sábado. O argentino David Nalbandian, outro especialista em saibro, se despediu na segunda rodada ao ser eliminado pelo polonês Jerzy Janowicz por 7/6 (7/4), 4/6 e 6/3. Agora, o ex-top 10, que ficou alguns meses afastado do circuito, corre o risco de deixar o top 100 do ranking na próxima atualização da ATP.
Ainda neste sábado, o australiano ex-número 1 Lleyton Hewitt surpreendeu a torcida norte-americana ao despachar o local John Isner, 15.º cabeça de chave, por 6/7 (6/8), 6/3 e 6/4. Também venceram o suíço Stanislas Wawrinka, o francês Benoit Paire, o argentino Leonardo Mayer e o finlandês Jarkko Nieminen, que eliminou o espanhol Fernando Verdasco, outro ex-top 10, por inesperados 6/1 e 6/0.
Feminino
A chave feminina teve a estreia da alemã Angelique Kerber, quarta cabeça de chave, que não decepcionou. Ela bateu a romena Irina Begu por 6/3 e 6/2. Outra integrante do top 10, a australiana Samantha Stosur também venceu na estreia, ao superar a local Madison Keys por 6/3 e 6/4.
Além delas, avançaram no torneio as belgas Kirsten Flipkens e Yanina Wickmaer, a alemã Julia Goerges, a russa Nadia Petrova, a chinesa Shuai Peng, a norte-americana Jamie Hampton e a espanhola Garbine Muguruza Blanco, algoz da russa Ekaterina Makarova, 17.ª cabeça de chave.