Roger Federer sofreu nesta quarta-feira (9), mas resistiu ao potente saque do canadense Milos Raonic e venceu seu jogo de estreia no saibro azul do Masters 1000 de Madrid. Apesar dos 21 aces do rival, o suíço fechou a partida de virada, por 4/6, 7/5 e 7/6 (7/4), em 2h13min.
Na sequência, Federer enfrentará o francês Richard Gasquet, que eliminou o sérvio Viktor Troicki por 7/5 e 6/3. O tenista da Suíça leva boa vantagem sobre o francês no confronto direto, com nove vitórias e duas derrotas.
Afastado do circuito há um mês, Federer teve dificuldade para se adaptar ao escorregadio saibro azul e ao bom saque de Raonic, embalado pela boa campanha em Barcelona, há duas semanas. O canadense chegou à semifinal do torneio espanhol após eliminar o escocês Andy Murray, número quatro do mundo.
Com grande aproveitamento no saque, Raonic aproveitou um vacilo de Federer no set inicial e faturou a quebra de serviço para sair em vantagem na partida. O suíço foi mais regular na segunda parcial e impôs a quebra na primeira chance cedida pelo rival na partida, somente no 12.º game.
Empatado, o duelo foi marcado pelo equilíbrio no terceiro set. Os dois tenistas mantiveram seus saques e levaram a decisão para o tie-break. Federer, então, exibiu sua maior experiência e, errando menos, faturou o set e a vitória.
Também nesta quarta, os cabeças de chave Jo-Wilfried Tsonga (França), Juan Martín Del Potro (Argentina), Nicolas Almagro (Espanha), Fernando Verdasco (Espanha), Janko Tipsarevic (Sérvia), Richard Gasquet (França) e Gilles Simon (França).
Tsonga eliminou o norte-americano Ryan Harrison 6/2 e 7/6 (7/4) e se credenciou para o duelo com o ucraniano Alexandr Dolgopolov.
Del Potro, por sua vez, bateu o russo Mikhail Youzhny por 6/4 e 7/6 (7/1). Na sequência, o argentino enfrentará o croata Marin Cilic, algoz do norte-americano John Isner.
Em duelo espanhol, Almagro venceu Marcel Granollers por 6/3 e 7/6 (7/3) e garantiu mais um duelo local em Madri. Ele será o próximo adversário de David Ferrer.
Outro espanhol em quadra nesta quarta, Verdasco superou o colombiano Alejandro Falla por 6/7 (4/7), 6/4 e 6/4 e enfrentará agora o número dois do mundo Rafael Nadal.
Ainda pela segunda rodada, Tipsarevic bateu o argentino Federico Delbonis por 7/6 (7/5), 6/7 (6/8) e 6/3. Pelas oitavas, ele vai encarar Gilles Simon, que eliminou o espanhol Guillermo Garcia-Lopez por 6/4 e 6/3.