O suíço Roger Federer teve trabalho, mas confirmou o seu favoritismo nesta sexta-feira diante do francês Julien Benneteau ao vencer por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/4 e 7/5, e garantir vaga nas oitavas de final de Roland Garros.
Com o novo triunfo, o atual terceiro colocado do ranking mundial também ficou próximo de igualar o recorde de vitórias da história do Grand Slam francês. Agora ele acumula 57 ao total e ficou apenas uma atrás do argentino Guillermo Vilas e do italiano Nicola Pietrangeli, maiores vencedores, com 58.
Na partida em que poderá igualar esta marca, Federer irá enfrentar o vencedor do confronto entre o francês Gilles Simon e o norte-americano Sam Querrey, também programado para acontecer nesta sexta.
Para ir às oitavas de final, o recordista de títulos de Grand Slam começou o jogo desta sexta aproveitando as duas chances que teve de quebrar o saque de Benneteau e, mesmo sofrendo uma quebra, fechou o primeiro set em 6/3.
No segundo set, Federer também não vacilou ao converter o único break point cedido pelo francês, que não aproveitou a única oportunidade de quebra oferecida pelo suíço. Desta forma, o campeão de Roland Garros de 2009 fechou em 6/4.
Já na derradeira parcial, equilibrada como as duas anteriores, Federer não teve o seu saque ameaçado nenhuma vez e, eficiente, voltou a converter um único break point para abrir vantagem e depois caminhar até a vitória por 7/5.
Ferrer também avança
Se Federer deu mais um passo importante em Roland Garros, o espanhol David Ferrer justificou a sua condição de quarto cabeça de chave nesta sexta-feira para também ir às oitavas de final. Ele avançou ao derrotar o seu compatriota Feliciano López por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 7/5 e 6/4.
Desta forma, Ferrer se credenciou para encarar na próxima fase o ganhador da partida entre o sul-africano Kevin Anderson e o canadense Milos Raonic, também prevista para ser encerrar nesta sexta.
Em outros dois jogos já encerrados nesta sexta, o sérvio Janko Tipsarevic e o suíço Stanislas Wawrinka, respectivos oitavo e nono cabeças de chave, se garantiram na terceira rodada. O primeiro deles levou a melhor em uma batalha de cinco sets com o espanhol Fernando Verdasco, batido com parciais de 7/6 (7/3), 6/1, 3/6, 5/7 e 8/6. Já Wawrinka despachou o argentino Horacio Zeballos por 6/2, 7/6 (7/2) e 6/4.
Já o norte-americano John Isner, 19.º cabeça de chave, levou a melhor nesta sexta-feira em duelo equilibrado com o seu compatriota Ryan Harrison ao vencê-lo de virada, por 3 sets a 2, com parciais de 5/7, 6/7 (7/9), 6/3, 6/1 e 8/6. Assim, o tenista dos Estados Unidos pegará o alemão Tommy Haas, 12.º pré-classificado, na terceira rodada.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana