A participação da seleção da Austrália no Mundial de Basquete se encerrou com a derrota para a Turquia por 65 a 64 no último domingo (7), mas a equipe ainda pode ser punida por seu comportamento em uma partida. Afinal, nesta segunda-feira (8), a Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou a abertura de um processo disciplinar para investigar a forma como a equipe perdeu para Angola por 91 a 83.
A seleção australiana era considerada ampla favorita no confronto, disputado na última quinta-feira (4), mas acabou sendo derrota, o que a levou a ficar na terceira colocação no Grupo D, disputado em Las Palmas, do Mundial. Há a suspeita de que a Austrália facilitou o triunfo angolano com a intenção de escapar de um eventual confronto com a seleção dos Estados Unidos, que só poderia acontecer nas semifinais com a derrota.
A acusação, inclusive, foi realizada por rivais da Austrália no Mundial, caso do esloveno Goran Dragic. A sua seleção ficou em segundo lugar no Grupo D, avançou às quartas de final com uma vitória sobre a República Dominicana e agora vai disputar uma vaga nas semifinais com os Estados Unidos.
Já a Austrália, que foi eliminada com a derrota para a Turquia, vai apresentar a sua defesa antes da Fiba decidir se punirá e qual sanção disciplinar será adotada em razão do comportamento dos seus jogadores na derrota para a seleção angolana.
Deixe sua opinião