Federer contou com desistência de Fish para chegar às quartas de final do US Open| Foto: Elsa / AFP

Roger Federer não precisou suar para avançar às quartas de final do US Open. Nesta segunda-feira (3), Mardy Fish, seu adversário nas oitavas, desistiu da partida, alegando problemas de saúde. Em busca de uma vaga na semifinal, o suíço enfrentará agora o checo Tomas Berdych, algoz do espanhol Nicolas Almagro.

CARREGANDO :)

A organização do Grand Slam não deu detalhes sobre a situação de Fish, que teria desistido da partida por conta de palpitações no coração. O problema já havia feito o norte-americano se ausentar da entrevista coletiva ao fim da vitória sobre o francês Gilles Simon, na terceira rodada.

O desgaste das últimas partidas teria sido o responsável pela palpitação. Fish, que passou por cirurgia no coração em maio, enfrentou duas batalhas de mais de três horas de duração, contra Nikolay Davydenko e contra Simon nas rodadas passadas do US Open. A operação, que corrigiu uma arritmia cardíaca, já havia tirado o tenista do circuito por dois meses.

Publicidade

Com a desistência de Fish, Andy Roddick se tornou o único americano restante na chave masculina do Grand Slam disputado em Nova York. Roddick, de 30 anos, disputa seu último torneio antes de se aposentar.

Enquanto Fish deixa o US Open, Federer amplia seu recorde em torneios de Grand Slam para 34 quartas de final consecutivas. No total, ele soma 38, apenas três a menos que o aposentado Jimmy Connors.

Nesta edição, seu adversário nas quartas será Berdych, que eliminou nesta segunda o espanhol Nicolas Almagro por 3 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/4), 6/4 e 6/1. O suíço leva vantagem no confronto direto, com 11 vitórias em 15 jogos. No último duelo entre os dois tenistas, Federer faturou o título do Masters 1000 de Madrid, disputado sobre o polêmico saibro azul, em maio.