A seleção francesa conquistou neste domingo (22) seu primeiro título no Campeonato Europeu masculino de basquete. Comandada pelo armador Tony Parker, do San Antonio Spurs, da NBA, além de Nicolas Batum e Boris Diaw, que também atuam na liga norte-americana, não teve maiores dificuldades para vencer na final a Lituânia por 80 a 66, em Ljubljana, na Eslovênia.
Foi a primeira vez que a França ficou com o troféu da competição que é realizada desde 1935. De quebra, quebrou o trauma da última decisão, quando perdeu para a Espanha, em 2011, na Polônia. A Lituânia perdeu a chance de conquistar seu quarto título, o primeiro desde 2003, na Suécia.
A partida deste domingo teve emoção apenas no primeiro quarto, quando os lituanos se apoiaram em um Linas Kleiza, também da NBA, onde defende o Toronto Raptors, inspirado para se manter no jogo. O ala, que terminou como cestinha da partida, com 20 pontos, fez 11 no período inicial, o que fez com que seu time ficasse em vantagem.
Mas o time francês também tinha um jogador inspirado. Nicolas Batum (17 pontos e seis rebotes), do Portland Trail Blazers, foi o dono do primeiro tempo e comandou a virada no segundo quarto, no qual a equipe abriu 16 pontos. Apagados na primeira etapa, Tony Parker (12 pontos no jogo) e Boris Diaw (15 pontos e seis rebotes), ambos do Spurs, melhoraram no segundo tempo, quando a França confirmou a vitória.
Também neste domingo, a Espanha atropelou a Croácia por 92 a 66 e ficou com a terceira colocação.
As quatro seleções estão garantidas no Mundial do ano que vem - a Espanha já tinha vaga assegurada por ser a sede. Também se classificaram Eslovênia (quinta colocada), Ucrânia (sexta) e Sériva (sétima). A última vaga foi conquistada pelos sérvios, ao baterem a Itália por 76 a 64, sábado, na decisão do sétimo lugar.
Deixe sua opinião