Atual campeão da Fórmula Indy, o piloto norte-americano Ryan Hunter-Reay conseguiu a pole position da etapa de São Paulo, ao liderar o treino de classificação realizado na tarde deste sábado, no circuito de rua do Anhembi. Mesmo com uma grave contusão na mão direita, Tony Kanaan conseguiu ser o melhor brasileiro no grid e vai largar neste domingo, a partir das 12h30, na quarta colocação.
Num treino que durou mais que o previsto, após duas paralisações por causa de carros quebrados na pista, Hunter-Reay fez a melhor volta em 1min20s4312, novo recorde do circuito do Anhembi, e ficou com a pole. Tony Kanaan foi o único brasileiro a disputar a terceira e última parte da sessão, quando fez 1min20s9812 e ficou atrás também do venezuelano Ernesto Viso e do escocês Dario Franchitti.
Líder do campeonato, após três etapas já disputadas na Indy, o brasileiro Hélio Castroneves deu azar no treino de classificação realizado na tarde deste sábado. Quando ele dava a sua volta rápida, a sessão foi paralisada por causa do carro do britânico James Jakes, que ficou quebrado na pista. Assim, o piloto do Brasil saiu precocemente da disputa pela pole position e vai largar apenas em 18º lugar.
A outra representante do Brasil na etapa de São Paulo também sofreu com o mesmo problema de Helinho. Bia Figueiredo, que tem contrato com a equipe Dale Coyne apenas para as cinco primeiras etapas do campeonato, não teve tempo de dar a volta rápida no treino de classificação e não conseguiu avançar na disputa pela pole position. Neste domingo, portanto, ela terá a 16ª posição no grid de largada.
Assim como os dois brasileiros, o australiano Will Power ficou entre os últimos colocados do grid. Companheiro de Helinho na equipe Penske, ele não teve tempo para tentar ir à segunda fase da sessão de classificação e vai largar apenas na 22ª posição. Mas isso não assusta o piloto que tinha dominado todos os treinos livres neste sábado e venceu as três edições já realizadas da etapa de São Paulo.
Com favoritos como Helinho e Will Power largando entre os últimos colocados, a corrida promete ser emocionante. Sem contar que sempre existe a possibilidade de chuva em São Paulo - a meteorologia, no entanto, prevê que a prova deve ocorrer com clima seco -, o que pode aumentar os atrativos para os cerca de 60 mil torcedores que são esperados neste domingo no circuito de rua do Anhembi.
Confira o grid de largada da etapa de São Paulo:
1) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti)
2) Ernesto Viso (VEN/Andretti)
3) Dario Franchitti (ESC/Ganassi)
4) Tony Kanaan (BRA/KV)
5) James Hinchcliffe (CAN/Andretti)
6) Scott Dixon (NZL/Ganassi)
7) Sebastien Bourdais (FRA/Dragon)
8) Simona de Silvestro (SUI/KV)
9) Justin Wilson (GBR/Dale Coyne)
10) Marco Andretti (EUA/Andretti)
11) JR Hildebrand (EUA/Panther)
12) Takuma Sato (JAP/Foyt)
13) Oriol Servia (ESP/Panther)
14) Ed Carpenter (EUA/Ed Carpenter)
15) Alex Tagliani (CAN/Bryan Herta)
16) Bia Figueiredo (BRA/Dale Coyne)
17) Charlie Kimball (EUA/Ganassi)
18) Hélio Castroneves (BRA/Penske)
19) Graham Rahal (EUA/Rahal-Letterman-Lanigan)
20) Sebastian Saavedra (COL/Dragon)
21) Tristan Vautier (FRA/Schmidt)
22) Will Power (AUS/Penske)
23) Simon Pagenaud (FRA/Schmidt)
24) James Jakes (ING/Rahal-Letterman-Lanigan)
25) Josef Newgarden (EUA/SFR)
Deixe sua opinião