Os carros da Fórmula Indy só vão acelerar no circuito de rua do Anhembi a partir da manhã deste sábado, mas a realização da prova neste fim de semana já causa efeitos no trânsito de São Paulo, principalmente em razão das interdições realizadas na zona norte da capital paulista. Com a chuva que atingiu a cidade na manhã desta sexta-feira e o movimento provocado pela saída para o feriado prolongado, o paulistano enfrentou problemas no trânsito.
Às 9h30 desta sexta-feira, São Paulo registrou o terceiro pior trânsito pela manhã da história, com 168 quilômetros de vias congestionadas, ou 19,4% dos 868 quilômetros monitorados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os problemas, inclusive, foram a justificativa do piloto brasileiro Hélio Castroneves para o seu atraso de 30 minutos para uma entrevista coletiva realizada às 12 horas.
Sem chuva, a lentidão foi de 90 quilômetros às 18 horas desta sexta-feira, contra 107 quilômetros das 17 horas. Às 18 horas, as filas na Marginal do rio Tietê no sentido Castello Branco eram de 5,5 quilômetros. As interdições na região foram adotadas a partir das 23h59 de quinta-feira em virtude da etapa de São Paulo da Indy.
Os problemas no trânsito nesta sexta-feira, provocados pela organização para a corrida de domingo, já eram esperados por Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo. "A corrida, por ser no fim de semana, tem interferência baixa no trânsito. É lógico que tem, mas este é o preço saudável que se paga pelo evento", disse.
A principal medida adotada às 23h59 de quinta-feira foi a interdição da pista local da Marginal do Tietê, sentido Castello Branco, entre a Ponte das Bandeiras e a da Casa Verde. Além disso, foram fechadas a avenida Olavo Fontoura, sentido Santana, entre a rua Brazelisa Alves de Carvalho e a praça Campo de Bagatelle; a rua Professor Milton Rodrigues, sentido Olavo Fontoura; a rua Marechal Leitão de Carvalho, entre a rua Massinet Sorcinelli e a avenida Santos Dumont, com alteração de circulação de sentido único para duplo; e a rua Massinet Sorcinelli, entre a Marginal Tietê e a rua Marechal Leitão de Carvalho.
Mais interdições serão feitas a partir das 21 horas desta sexta-feira. Serão fechadas a Avenida Olavo Fontoura, sentido Casa Verde, entre Praça Campo de Bagatelle e a Rua Brazelisa Alves de Carvalho; a Rua Professor Luciano Prata; a Rua Doutor Melo Nogueira; a Rua Brazelisa Alves de Carvalho (interdição parcial); e a Rua Anita Malfatti (interdição parcial). Além disso, a CET adotará a inversão de mão de direção na Rua Professor Hermenegildo de Campos Almeida, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho e a Avenida Braz Leme.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião