Jason Collins se tornou na noite de domingo o primeiro jogador declaradamente gay a participar de um jogo das quatro principais ligas esportivas dos Estados Unidos ao fazer a sua estreia pelo Brooklyn Nets na NBA. O pivô, de 35 anos, entrou em quadra após assinar um contrato de dez dias com a sua nova equipe.
Collins participou da vitória do Nets por 108 a 102 sobre o Los Angeles Lakers, fora de casa, e teve atuação discreta nos dez minutos em que permaneceu em quadra. Sem anotar pontos, o pivô obteve dois rebotes e cometeu cinco faltas.
No final da última temporada, em que defendeu o Boston Celtics e o Washington Wizards, Collins revelou a sua opção sexual, mas desde então era um agente livre e não havia assinado contrato com qualquer equipe. O Nets, então, decidiu apostar no pivô, que atuou pela equipe em sete temporadas, quando o time ainda era baseado em New Jersey e se classificou para duas finais da NBA.
Além da histórica estreia de Collins, o Nets também contou com as boas atuações de Deron Williams, cestinha do duelo com 30 pontos, Paul Pierce, que anotou 25, e Andrei Kirilenko, que somou dez pontos e dez rebotes, para vencer. O Nets ocupa a sexta colocação na Conferência Leste da NBA, com 26 vitórias e 28 derrotas.
O espanhol Pau Gasol foi o principal destaque do Lakers ao anotar 22 pontos e obter 11 rebotes na partida. O time de Los Angeles faz péssima campanha nesta temporada e está em último lugar no Oeste, com apenas 19 triunfos em 56 jogos.
Já o Washington Wizards derrotou o Cleveland Cavaliers por 96 a 83, mas sofreu uma baixa na rodada de domingo da NBA. O pivô Nenê Hilário deixou a quadra durante o terceiro quarto por causa de uma torção no joelho esquerdo. O brasileiro somou oito pontos quatro rebotes e quatro assistências nos 21 minutos em que permaneceu em quadra.
John Wall anotou 21 pontos e Marcin Gortat fez 13 pontos e conseguiu 13 rebotes para o Wizards, que voltou a ter 50% de aproveitamento, com 28 vitórias e 28 derrotas, e está na quinta colocação na Conferência Leste.
Luol Deng liderou o Cavaliers com 17 pontos, Spencer Hawes somou 16 pontos e 12 rebotes, enquanto Tristan Thompson obteve 12 rebotes e anotou 11 pontos. O brasileiro Anderson Varejão voltou a desfalcar o time de Cleveland por causa de uma inflamação na costas. A equipe está em décimo lugar no Leste, com 22 triunfos e 35 derrotas.
Com uma lesão no dedão do pé esquerdo, o brasileiro Leandrinho Barbosa não atuou pelo Phoenix Suns, que perdeu em casa para o Houston Rockets por 115 a 112, na noite de domingo. O Rockets está em terceiro lugar na Conferência Oeste, enquanto o Suns é o sétimo.
Dwight Howard anotou 25 pontos, James Harden somou 23 e Patrick Beverley marcou 20, incluindo uma cesta de três a menos de um minuto para o fim, pelo Rockets, que chegou a estar perdendo por dez pontos no começo do quarto período.
Goran Dragic foi o cestinha da partida com 35 pontos, mas falhou na tentativa de levar o duelo para a prorrogação. Também pelo Suns, Gerald Green fez 23 pontos, dois a mais do que Markieff Morris.
Confira os resultados da rodada de domingo da NBA:
Oklahoma City Thunder 117 x 125 Los Angeles Clippers
Miami Heat 93 x 79 Chicago Bulls
Cleveland Cavaliers 83 x 96 Washington Wizards
Toronto Raptors 105 x 90 Orlando Magic
Denver Nuggets 95 x 109 Sacramento Kings
Phoenix Suns 112 x 115 Houston Rockets
Los Angeles Lakers 102 x 108 Brooklyn Nets
Minnesota Timberwolves 108 x 97 Minnesota Timberwolves
Confira os jogos da rodada de segunda-feira da NBA:
Philadelphia 76ers x Milwaukee Bucks
Detroit Pistons x Golden State Warriors
New York Knicks x Dallas Mavericks
Brooklyn Nets x Los Angeles Clippers
Utah Jazz x Boston Celtics
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião