O velejador Jorge Zarif e a nadadora Poliana Okimoto foram eleitos na noite desta terça-feira os melhores atletas brasileiros do ano, ao ganharem a disputa na 15ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, organizado anualmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A vitória foi inédita para ambos, numa cerimônia que reuniu os principais nomes do esporte brasileiro num teatro em São Paulo.
Com apenas 20 anos, Jorge Zarif fez história em 2013, ao se tornar o primeiro velejador a ganhar os títulos mundiais júnior e sênior da classe Finn num mesmo ano. Poliana Okimoto também teve conquistas inéditas nesta temporada: com 30 anos, faturou três medalhas no Mundial de Esportes Aquáticos, em julho, na Espanha, conseguindo ouro, prata e bronze na disputa das maratonas aquáticas.
Os dois venceram a eleição contra outros finalistas que tiveram grandes resultados em 2013. Na disputa masculina, Jorge Zarif superou o nadador Cesar Cielo e o ginasta Arthur Zanetti, que também foram campeões mundiais ao longo deste ano. E no feminino Poliana Okimoto levou a melhor sobre Rafaela Silva, campeã mundial no judô, e Yane Marques, vice-campeã mundial do pentatlo moderno.
Além de Jorge Zarif e Poliana Okimoto, a cerimônia desta terça-feira entregou outros prêmios, cujos vencedores já tinham sido anunciados previamente. Foi o caso de José Roberto Guimarães, do vôlei, eleito o melhor treinador dos esportes coletivos, e de Marcos Goto, que trabalha com o ginasta Arthur Zanetti e ganhou como melhor técnico individual - ambos venceram pelo segundo ano seguido.
Também foram premiados os melhores atletas do ano em cada uma das modalidades olímpicas. E o COB ainda entregou o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, destinado aos grandes nomes da história do esporte brasileiro, para o velejador Torben Grael. Aos 53 anos, ele tem no currículo cinco medalhas olímpicas (foram duas de ouro, uma de prata e duas de bronze) e mais seis títulos mundiais.
Tanto a escolha dos vencedores em cada modalidade quanto a dos seis finalistas do prêmio de melhor atleta do ano foi feita por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Para definir a vitória de Jorge Zarif e Poliana Okimoto, esse voto teve peso de 50%, enquanto a outra metade veio da votação popular encerrada somente na noite desta terça-feira.
Confira os atletas premiados em cada modalidade:
Atletismo - Mauro Vinicius da Silva (Duda)
Badminton - Lohaynny Vicente
Basquete - Tiago Splitter
Boxe - Robson Conceição
Canoagem Slalom - Ana Sátila
Canoagem Velocidade - Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX - Renato Rezende
Ciclismo Estrada - Rafael Andriato
Ciclismo Mountain Bike - Henrique Avancini
Ciclismo Pista - Flavio Cipriano
Desportos na Neve - Isabel Clark
Desportos no Gelo - Isadora Williams
Esgrima - Gabriela Cecchini
Futebol - Neymar
Ginástica Artística - Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim - Giovanna Matheus
Ginástica Rítmica - Angelica Kvieczynski
Golfe - Adilson da Silva
Handebol - Alexandra Nascimento
Hipismo Adestramento - Luíza Almeida
Hipismo CCE - Marcelo Tosi
Hipismo Saltos - Alvaro Affonso de Miranda Neto (Doda)
Hóquei Sobre Grama - Matheus Borges Ferreira
Judô - Rafaela Silva
Levantamento de Peso - Fernando Reis
Lutas - Joice Silva
Maratonas Aquáticas - Poliana Okimoto
Natação - Cesar Cielo
Natação Sincronizada - Lorena Molinos
Pentatlo Moderno - Yane Marques
Polo Aquático - Izabella Chiappini
Remo - Fabiana Beltrame
Rugby - Julia Sardá
Saltos Ornamentais - Cesar Castro
Tae kwon do - Guilherme Dias
Tênis - Bruno Soares
Tênis de Mesa - Hugo Calderano
Tiro com Arco - Sarah Nikitin
Tiro Esportivo - Cassio Rippel
Triatlo - Pâmella Oliveira
Vela - Jorge Zarif
Vôlei de praia - Talita Antunes
Vôlei - Thaisa
Deixe sua opinião