A derrota do Utah Jazz fora de casa para o Memphis Grizzlies por 86 a 70 na noite de quarta-feira (17) definiu o último time classificado para os playoffs da NBA: o Los Angeles Lakers. Garantida, a equipe californiana teve mais tranquilidade para enfrentar com o apoio de sua torcida o Houston Rockets - classificado por antecipação -, vencer por 99 a 95, na prorrogação, e ainda roubar do adversário o sétimo lugar da Conferência Oeste.
Lakers e Rockets fecharam a temporada regular com a mesma campanha: 45 vitórias e 37 derrotas, mas com vantagem para o time de Los Angeles nos confrontos diretos. O Jazz foi eliminado com 43 vitórias e 39 derrotas.
Na primeira rodada dos playoffs, o Lakers, sem o astro Kobe Bryant - que passou por cirurgia para reconstruir o tendão de Aquiles da perna esquerda - vai enfrentar o San Antonio Spurs, segundo colocado na Conferência Oeste com 58 vitórias e 24 derrotas. Na noite de quarta o time texano poupou seus principais jogadores e perdeu em casa para o eliminado Minnesota Timberwolves por 108 a 95.
Na partida em Los Angeles, Steve Blake marcou 24 pontos para o Lakers, enquanto o espanhol Pau Gasol conseguiu o seu segundo "triple-double" nas últimas três partidas ao somar 20 rebotes, 17 pontos e 11 assistências. Dwight Howard obteve 18 rebotes e 16 pontos para o time da Califórnia, além de ter bloqueado um arremesso de James Harden nos últimos segundos da prorrogação. Após uma temporada irregular, a equipe chega aos playoffs embalada por cinco triunfos consecutivos e oito nos últimos nove jogos.
Harden foi o cestinha da partida com 30 pontos e Chandlers Parsons ainda marcou 23 para o Rockets. Nos playoffs, o oitavo colocado no Oeste da NBA terá pela frente o Oklahoma City Thunder, líder da conferência e atual vice-campeão da NBA, que na noite de quarta-feira também poupou titulares e perdeu em casa para o Milwaukee Bucks - oitavo classificado da Conferência Leste - por 95 a 89, fechando a temporada regular com 60 vitórias e 22 derrotas.
O Denver Nuggets (57 vitórias e 25 derrotas) garantiu a terceira colocação do Oeste ao bater o lanterna da região Phoenix Suns por 118 a 98, em casa. Seu adversário será o sexto colocado Golden State Warriors, que se despediu da temporada regular com vitória fora de casa sobre o eliminado Portland Trail Blazers por 99 a 88. A equipe de Oakland ficou com 47 vitórias e 35 derrotas.
O Los Angeles Clippers (56 vitórias e 26 derrotas) assegurou o quarto lugar da região com a vitória sobre o eliminado Sacramento Kings por 112 a 108, no ginásio do adversário. Desta forma, terá mais mandos de quadra no duelo com o quinto colocado Grizzlies. Os dois times fizeram exatamente as mesmas campanhas, mas o Clippers levou vantagem no confronto direto.
O Grizzlies acabou com as esperanças de classificação do Jazz ao vencer em Memphis por 86 a 70. Zach Randolph somou 25 pontos e 19 rebotes para o time da casa, que venceu cinco dos últimos seis jogos. Al Jefferson marcou 22 pontos e recuperou 16 rebotes para a equipe de Salt Lake City, que teve aproveitamento de apenas 32% dos arremessos.
Conferência Leste
Equipe de melhor campanha na competição, com 66 vitórias e 16 derrotas, o Miami Heat encerrou sua participação na temporada regular com vitória sobre o Orlando Magic, o pior time do campeonato, por 105 a 93, em casa. Agora os atuais campeões da NBA terão pela frente nos playoffs da Conferência Leste o Milwaukee Bucks.
O New York Knicks ficou em segundo, com 54 vitórias e 28 derrotas. O último dos triunfos foi obtido na noite de quarta, em casa, por 98 a 92 sobre o sexto colocado Atlanta Hawks (44 vitórias e 38 derrotas). O adversário na primeira rodada dos playoffs será o sétimo Boston Celtics, que perdeu por 114 a 90 para o eliminado Toronto Raptors e ficou com 41 vitórias e 40 derrotas.
O Indiana Pacers, que fechou a temporada regular com derrota em casa por 105 a 95 para o eliminado Philadelphia 76ers, ficou em terceiro no Leste (49 vitórias e 32 derrotas) e será o adversário do Hawks. O Chicago Bulls garantiu a quinta colocação, com 45 vitórias e 37 derrotas, ao bater o eliminado Washington Wizards por 95 a 92, em casa. Agora vai enfrentar o Brooklyn Nets, quarto colocado, com 49 vitórias e 33 derrotas. Terminou a primeira fase com vitória por 103 a 99 sobre o eliminado Detroit Pistons no Brooklyn.
Os playoffs começarão no sábado com quatro jogos. Os outros quatro confrontos serão abertos no domingo.
Resultados de quarta-feira:
Toronto Raptors 114 x 90 Boston Celtics
Brooklyn Nets 103 x 99 Detroit Pistons
New York Knicks 98 x 92 Atlanta Hawks
Charlotte Bobcats 105 x 98 Cleveland Cavaliers
Miami Heat 105 x 93 Orlando Magic
Indiana Pacers 95 x 105 Philadelphia 76ers
Chicago Bulls 95 x 92 Washington Wizards
Memphis Grizzlies 86 x 70 Utah Jazz
Dallas Mavericks 99 x 87 New Orleans Hornets
San Antonio Spurs 95 x 108 Minnesota Timberwolves
Oklahoma City Thunder 89 x 95 Milwaukee Bucks
Denver Nuggets 118 x 98 Phoenix Suns
Los Angeles Lakers 99 x 95 Houston Rockets
Sacramento Kings 108 x 112 Los Angeles Clippers
Portland Trail Blazers 88 x 99 Golden State Warriors
Jogos de sábado pelos playoffs:
New York Knicks x Boston Celtics
Denver Nuggets x Golden State Warriors
Brooklyn Nets x Chicago Bulls
Los Angeles Clippers x Memphis Grizzlies
Jogos de domingo pelos playoffs:
Indiana Pacers x Atlanta Hawks
San Antonio Spurs x Los Angeles Lakers
Miami Heat x Milwaukee Bucks
Oklahoma City Thunder x Houston Rockets
Com informações da Agência Estado
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”