A noite de terça-feira foi de homenagem ao ex-pivô Shaquille O'Neal, com a camisa de número 34 aposentada pelo Los Angeles Lakers. Mas quem brilhou no Staples Center, mais uma vez, foi Kobe Bryant. O astro conseguiu o 19.º "triple-double" da carreira e liderou a equipe californiana na importante vitória sobre o Dallas Mavericks por 101 a 81, em confronto direto na luta por vaga nos playoffs da NBA.
A cerimônia de homenagem a Shaq contou com a presença de Phil Jackson, que o dirigiu no comando do Lakers. O pivô defendeu a equipe entre 1996 e 2004, com a conquista de três títulos da NBA nas temporadas 1999/2000, 2000/2001 e 2001/2002, sendo o jogador mais valioso (MVP, na sigla em inglês) de todas as finais. Na temporada 1999/2000, também foi escolhido o MVP do campeonato.
Antes da aposentadoria da camisa 34 de Shaq, o Lakers já havia deixado de utilizar outros números para homenagear jogadores históricos. Os números aposentados são o 13 (Wilt Chamberlain), o 22 (Elgin Baylor), o 25 (Gail Goodrich), o 32 (Magic Johnson), o 33 (Kareem Abdul-Jabbar), o 42 (James Worthy), o 44 (Jerry West) e o 52 (Jamaal Wilkes).
Em quadra, Bryant, ex-companheiro de Shaq, acumulou 23 pontos, 11 rebotes e 11 assistências. Dwight Howard também foi decisivo para o triunfo ao somar 24 pontos e 12 rebotes. Chris Kaman fez 14 pontos e foi o principal destaque do Mavericks.
Com a vitória, o Lakers igualou a campanha do Utah Jazz, oitavo colocado na Conferência Oeste, com 39 triunfos e 36 derrotas, mas está atrás em razão dos critérios de desempate. A derrota deixou o time de Dallas em situação complicada, com 36 triunfos e 38 derrotas, na 10.ª posição.
Outros jogos
O New York Knicks contou com uma atuação espetacular de Carmelo Anthony para vencer o Miami Heat, desfalcado por lesões, por 102 a 90, fora de casa. O ala igualou o melhor desempenho da sua carreira ao ser o cestinha da partida com 50 pontos. Ele acertou 18 de 26 arremessos de quadra, incluindo sete em dez tentativas de três pontos.
Chris Bosh anotou 23 pontos pelo Heat, que jogou sem LeBron James, Dwyane Wade e Mario Chalmers, todos poupados por causa de lesões leves. Assim, teve interrompida uma sequência de 17 vitórias como mandante.
Foi a nona vitória seguida do Knicks, que ocupa a vice-liderança da Conferência Leste, com 47 triunfos e 26 derrotas. Porém está atrás do Heat, que soma 58 vitórias em 74 jogos. Na temporada regular, porém, o time de Nova York leva vantagem de 3 a 1 no confronto direto.
Na volta de Nenê Hilário, recuperado de lesão, o Washington Wizards conquistou a oitava vitória consecutiva como mandante ao bater o Chicago Bulls por 90 a 86. O pivô brasileiro não entrava em quadra desde o dia 23 de março e somou 10 pontos, sete rebotes e quatro assistências nos 28 minutos em que atuou.
John Wall voltou a liderar o Wizards, 10.º colocado na Conferência Leste e fora da briga por vaga nos playoffs, com 27 pontos, nove assistências e oito rebotes. Carlos Boozer fez 19 pontos e obteve 12 rebotes, enquanto Nazr Mohammed somou 12 pontos e 12 rebotes para o Bulls, que está em sexto lugar no Leste.
Confira os jogos desta quarta-feira:
Toronto Raptors x Washington Wizards
Charlotte Bobcats x Philadelphia 76ers
Atlanta Hawks x New York Knicks
Cleveland Cavaliers x Brooklyn Nets
Boston Celtics x Detroit Pistons
Milwaukee Bucks x Minnesota Timberwolves
San Antonio Spurs x Orlando Magic
Utah Jazz x Denver Nuggets
Sacramento Kings x Houston Rockets
Portland Trail Blazers x Memphis Grizzlies
Los Angeles Clippers x Phoenix Suns
Golden State Warriors x New Orleans Hornets