O ala do Miami Heat LeBron James está próximo de um feito histórico. Ele pode se tornar o primeiro jogador a ser eleito, por unanimidade, o MVP da temporada da NBA prêmio dado anualmente ao melhor jogador da liga norte-americana de basquete.
O prêmio será entregue no próximo domingo (5) e a escolha de James é dada como certa. A expectativa está em relação à vantagem que ele terá. Ao todo, são contabilizados 121 votos 120 vem de representantes da imprensa dos Estados Unidos e o voto restante vem do público, que realiza a escolha por meio do site oficial da NBA.
Até aqui, o pivô Shaquille ONeal foi o que mais se aproximou da unanimidade. Em 2000, quando defendia o Los Angeles Lakers, ele deixou de receber apenas um voto dado para Allen Iverson, do Philadelphia 76ers.
Elementos não faltam para imaginar que LeBron James, com apenas 28 anos, vai conseguir o feito. Ele é o protagonista do Heat, atual campeão e equipe de melhor campanha na atual temporada. O ala possui média de 26,8 pontos por jogo, 8 rebotes, 7,3 assistências e 1,7 roubos de bola.
Se confirmado, este será o quarto título de MVP da carreira de James, o que o tornará apenas o quinto jogador da história com esse número de prêmios. Os outros são Kareem Abdul-Jabbar (seis conquistas), Michael Jordan (cinco), Bill Russell (cinco) and Wilt Chamberlain (quatro).