John Isner abandonou nesta quinta-feira (3) a Copa Hopman por causa de uma lesão no joelho esquerdo. Assim, a equipe dos Estados Unidos ficou sem chances de avançar à final, o que garantiu a passagem da Espanha para a decisão do torneio no qual jogadores masculinos e femininos de um país formam uma equipe, realizado em Perth, na Austrália.
Isner, que espera ter condições de participar do Aberto da Austrália a partir de 14 janeiro, jogou com uma proteção no joelho na terça-feira, quando perdeu para o francês Jo-Wilfried Tsonga, e posteriormente revelou que sofria com uma tendinite. Na sua primeira partida, no domingo, ele foi batido pelo sul-africano Kevin Anderson.
"Meu plano agora é apenas tratar da melhor forma possível e ver como reage", disse Isner. "Eu sei que sempre me curei rápido quando tive lesões pequenas, por isso estou confiante que vou estar bem para o Aberto da Austrália", completou. "Não é uma ótima maneira de começar o ano, mas eu prefiro que isso aconteça nesta semana do que em duas semanas (no Aberto da Austrália)", concluiu.
Espanha e Estados Unidos dividiam a liderança do Grupo B, com duas vitórias, e iriam decidir a primeira colocação da chave em confronto nesta quinta-feira. A desistência de Isner garantiu o triunfo da equipe espanhola, que vai enfrentar na decisão, marcada para este sábado, o campeão do Grupo A.
Ainda que o confronto estivesse definido, Isner foi substituído pelo australiano Thanasi Kokkinakis, que perdeu o duelo de simples para o espanhol Fernando Verdasco por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4) e 6/3.
Venus Williams venceu o seu terceiro jogo de simples ao bater a espanhola Anabel Medina Garrigues por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. Após perder o primeiro game com uma dupla falta. Venus recebeu atendimento médico, com uma bolha no seu pé esquerdo, além de ter colocado uma proteção no punho direito. Depois disso, dominou o duelo e conseguiu triunfar.
No jogo de duplas mistas, os espanhóis superaram Kokkinakis e Venus por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/3.
Austrália sonha com vaga
A Austrália se manteve com chances de classificação para a final da Copa Hopman ao vencer o confronto com a Itália, válido pelo Grupo A, por 2 a 1, em Perth. Agora, os anfitriões aguardam o resultado do duelo entre Sérvia e Alemanha, que será disputado nesta sexta-feira, para definir se avançam para a decisão do torneio.
Com o resultado, a Austrália soma duas vitórias e uma derrota e vai se classificar para a decisão se os alemães baterem os sérvios, que somam dois triunfos. A Itália já está eliminada na chave, assim como a Alemanha. Também nesta quinta-feira, a Espanha se classificou para a decisão, marcada para o próximo sábado.