A seleção brasileira masculina de basquete que vai disputar a Copa América na Venezuela sofreu mais uma baixa nesta sexta-feira. O pivô Paulão Prestes foi cortado pela comissão técnica por conta de uma lesão no joelho e se tornou o sétimo jogador de garrafão a deixar a delegação, depois que Tiago Splitter, Nenê, Anderson Varejão, Lucas Bebê e Vitor Faverani pediram dispensa, enquanto Augusto Lima também foi vetado por contusão.
O próprio Paulão havia sido convocado posteriormente à lista inicial, justamente por conta dos muitos desfalques no garrafão. Com mais um corte, o técnico Rubén Magnano agiu rápido e convocou o experiente pivô JP Batista, de 32 anos, que está atuando no Le Mans, da França.
"É um jogador com uma condição técnica muito boa para atuar de pivô interior. É o que precisamos com o problema do Paulão. Ele vai brigar nas mesmas condições com os outros atletas que já estão treinando", declarou Magnano, que conversou com JP Batista por telefone antes de anunciar a convocação.
O pivô tem longa história com a camisa da seleção e participou de campanhas vitoriosas, como a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio (2007), e os títulos da Copa América de Porto Rico (2009) e do Campeonato Sul-Americano da Colômbia (2010).
"Estou entusiasmado com a nova convocação. É sempre muita felicidade vestir a amarelinha e defender o Brasil. Vou fazer a minha parte para poder ficar entre os 12 que vão para a Copa América", comentou o jogador, lembrando que Magnano ainda fará alguns cortes antes de definir o grupo que vai para a Venezuela.
Antes da Copa América, a seleção brasileira vai disputar o Torneio Super Four, na Argentina (neste fim de semana), um amistoso contra o Uruguai, em São Carlos-SP (7 de agosto); o Torneio Super Four, em Anápolis-GO (10 e 11 de agosto), um amistoso o México, em Osasco-SP (13 de agosto), e a Copa Tuto Marchand, em San Juan, Porto Rico (22 a 26 de agosto).
Na Copa América, na Venezuela, o Brasil está no Grupo A e terá como adversários na primeira fase as seleções de Porto Rico (30 de agosto), Canadá (1º de setembro), Uruguai (2) e Jamaica (3). Os quatro primeiros colocados no torneio se classificam para o Mundial.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo